Cada país possui características políticas, sociais e econômicas que os diferenciam dos demais. Entender essas características é importante para se conseguir construir práticas de governança corporativa. Sobre a governança corporativa no contexto brasileiro, assinale a alternativa correta. No Brasil, o capitalismo comportou-se sempre de forma profissional. Existiram poucas organizações familiares na história do Brasil, prevalecendo a existência de empreendimentos feitos por administradores profissionais. Ser empresário, no Brasil, não se configura como uma posição de prestígio político e social. Isso quer dizer que empresas familiares, em que os herdeiros são conduzidos aos cargos de gestão, é algo bastante raro. O Brasil se industrializou na década de 1970. Isso quer dizer que a governança corporativa esteve presente desde o começo da formação da indústria nacional. A governança tornou-se lei durante o Estado Novo. No Brasil, a maioria das empresas construídas é familiar. Isso quer dizer que os cargos de gestão são repassados de forma hereditária. A gestão profissional das organizações consiste em novidade. No Brasil, a governança corporativa fez sucesso no início da década de 1980. Nesse período, os herdeiros de grandes indústrias se interessaram em mudar de ramo ao sair das empresas familiares.
Respostas
respondido por:
4
Apenas III e IV estão corretas.
Em relação a temática de governança corporativa, observa-se que o Brasil começou o processo de industrialização a partir de 70, com a abertura econômica, e consequentemente, o processo de empreendedorismo.
Todavia, o empreendedorismo iniciou-se a partir de famílias que passaram a autoinvestir, de forma que passaram a aproveitar lucros décadas depois, juntamente ao desenvolvimento de uma mente empreendedora.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás