• Matéria: Geografia
  • Autor: clara6929
  • Perguntado 7 anos atrás

Me falem sobre notícias do meio ambiente ( 2 positivas e duas negativas )​

Respostas

respondido por: isabellamoura1451
2

Resposta:

*NEGATIVAS*

Fogo no Pantanal: maior berço de araras-azuis teve 60% da área atingida

As queimadas no Pantanal, maior área úmida em extensão do planeta, superaram os focos de calor registrados na Amazônia. De acordo com o WWF Brasil, até outubro de 2019, houve um aumento de 97% do número de focos em comparação à média dos últimos dez anos: foram registrados quase 8.000 incêndios. Segundo a ONG, o total de área queimada passa de um milhão de hectares. A análise, elaborada com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostrou que os focos de incêndio estão localizados em áreas perto de cidades, rodovias e propriedades privadas.

O Instituto Arara Azul, que atua há duas décadas na região na conservação das araras-azuis e na recuperação da espécie, fez o primeiro relatório do impacto do fogo sobre a população dessas aves. Um foco de incêndio começou dentro de uma área privada e invadiu o Refúgio Ecológico Caiman (REC), o maior Centro de Reprodução das Araras Azuis no Pantanal, onde atualmente há 98 ninhos cadastrados, sendo 52% naturais e 48% artificiais. A queimada atingiu cerca de 60% da área da reserva Caiman.

De acordo com o Instituto, 85% dos ninhos estavam sendo ocupados, em preparação ou em disputa pelas araras e outras espécies no início do fogo. Um total de 39 ninhos estavam ativos pelas araras azuis, 15 estavam ativos por outras oito espécies e 30 ninhos estavam sendo preparados pelas araras ou em disputas com outras espécies. A maior parte dos ninhos não foi totalmente atingida pelo fogo, mas 33% dos berços cadastrados foram afetados em diferentes graus de severidade. Em termos de perda total, apenas dois foram destruídos diretamente pelo fogo. Dos 15 ninhos ocupados por outras espécies, 60% foram atingidos pelo fogo, mas apenas um teve a perda total.

*POSITIVAS*

Projeto “Juntos pelo Araguaia” ganha destaque no eixo ambiental dos 200 dias

Entrega do eixo ambiental prevê a revitalização da bacia hidrográfica do Araguaia.

os últimos anos, a bacia do Araguaia tem sofrido com os resultados de várias ações de degradação. Para resolver a situação, o Governo pensou no Projeto “Juntos pelo Araguaia” que tem o objetivo de recuperar a área por meio da recomposição florestal, conservação do solo e água. O projeto recuperará 10 mil hectares de área é a principal ação apresentadas nesta quinta-feira (18), no evento de balanço de governo que ocorreu no Palácio do Planalto. A seguir, saiba mais números da entrega:

Lançamento do projeto 'Juntos pelo Araguaia'

No Dia Nacional do Meio Ambiente (MMA), 5 de junho de 2019, foi lançado o projeto "Juntos pelo Araguaia" que conta com a parceria dos governos federal (Ministério do Desenvolvimento Regional e Ministério do Meio Ambiente), estaduais (Goiás e Mato Grosso) e municipais. O objetivo é a recuperação das áreas degradadas por meio da recomposição florestal, conservação do solo e da água. O Governo Federal colocou à disposição do projeto cerca de R$ 100 milhões, arrecadados por meio da conversão de multas aplicadas pelo MMA. Já o Ministério do Desenvolvimento Regional disponibilizou, aproximadamente, R$ 3 milhões para a realização do projeto executivo de revitalização.


clara6929: muito obrigadaaa
Perguntas similares