(Questão adaptada de concurso público da Fundação Carlos Chagas) Considere o seguinte trecho de um diálogo mantido entre a professora e um aluno de Educação Infantil, que queria sua atenção: A.− Me ajuda a fazer o desenho de um menino usando patins? P.− Assim que eu acabar de fazer isso. A.− Mas daí não dá tempo! P.− Eu já vou. Espera um minutinho. A.− Quanto é um minutinho? Um minutinho dá tempo? Pode ser inferido, com base nessa conversa, que Escolha uma: a. a professora demonstrou, claramente, que mais importante do que dar assistência a seus alunos e preencher suas necessidades de atenção é manter o foco no trabalho a ser cumprido b. ao não ser atendido com presteza pela professora, tal atitude é percebida sempre como uma rejeição que fere o sentimento do aluno, ao deixar claro que ele não merece nem atenção, nem afeto. c. a professora, ao ignorar o pedido do aluno, manifestou uma atitude desrespeitosa diante do desenvolvimento infantil, pois não levou em conta que, nesse nível de ensino, as crianças são imediatistas. d. ao lidar com alunos, em especial com os de educação infantil, é fundamental que se cuide da linguagem, inclusive da coloquial, empregando termos claros, que podem ser entendidos por todos.
Respostas
respondido por:
1
a. a professora demonstrou, claramente, que mais importante do que dar assistência a seus alunos e preencher suas necessidades de atenção é manter o foco no trabalho a ser cumprido.
Considerando o trecho de um diálogo ocorrido entre a professora e um aluno de Educação Infantil, é possível perceber que a professora se atenta a dar assistência a seus alunos preenchendo suas necessidades de atenção.
Além disso, é imprescindível que o aluno se sinta atendido de maneira carinhosa, sendo um desrespeito ignorar o pedido de seus alunos. Também é preciso que a professora se atente a uma linguagem correta.
Bons estudos!
Perguntas similares
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás