segundo a ABNT-NBR 1004, os resíduos sólidos são classificados em classe, quais São essas classificações?
Respostas
Resposta:
Os resíduos sólidos seguem a classificação da ABNT NBR 1000/2004.Portanto, os resíduos sólidos devem seguir normas, este resíduos seguem normas, as quais foram definidas em:
Resíduos nos estados sólido e semissólido, resultantes das residências: doméstico, o hospitalar, industrial, comercial, agrícola, de serviços e outros provenientes de varredura. Também, estão inclusos os lodos, os quais advêm do sistema de tratamento de água. Também, cita-se aqueles que são provenientes de equipamentos e instalações de controle da poluição;
Restos orgânicos da indústria alimentícia (restos de alimentos); Restos de madeira; Materiais têxteis; Fibras de vidro; Lodo vindo de filtros; Limalha de ferro; Lama proveniente de sistemas de tratamento de água.
Dessa maneira, são destacados em classes:
Resíduos classe I- estes apresentam periculosidade, porque apresentam as características de corrosão, inflamável, reatividade, toxicidade.
Resíduos classe II- São resíduos considerados não perigosos, portanto não entram na classificação da classe I. São divididos em subclasses: Resíduos classe IIA; Não Inertes e Classe IIB-Inertes.
Esta norma é muito relevante, porque as empresas tem problemas no seu gerenciamento adequado desses resíduos, por causa do grande volume gerado no cotidiano pela sua decomposição, e com receio de não saber classificar em classe errada e por essa razão não devem ser descartados de modo irregular para não causar danos ao meio ambiente, solo, água, ar, fauna e flora.
Resíduos classe IIA- Não inertes, estes entram na classificação de resíduos classe I ou classe II B, pela propriedade que possuem de biodegradabilidade, combustão ou solúveis em água.
Resíduos classe II B – Inertes: estes resíduos são quaisquer deles, estes podem ser despejados em aterros sanitários ou reciclados, pois não sofrem qualquer tipo de alteração em sua composição com o passar do tempo, são os entulhos, sucata de ferro e aço.
São provenientes de resíduos urbanos do serviço de coleta municipal, resíduo doméstico, não são perigosos- classe IIA e IIB.
Explicação: