"A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um." (NIETZSCHE. F. Crítica moderna. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural. 1999). O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?
Respostas
Resposta:
Fácil: A tentativa de buscar explicações das mais diversas dúvidas pela atividade racional (pensando, analisando e criticando) e pelo inconformismo pela explicação mítica que era inconsistente, não dava para comprovar e era passivo de mudanças constantes além de que não era possível ter certeza se o mito era verdadeiro em sua essência ou não. Ex: Uma estrela cadente era para a mitologia grega os passeios amorosos de Endimyion e Selene em uma carruagem de prata! Alguém já viu uma carruagem de prata cruzando os céus de madrugada?
Além disso, essa busca por explicações era também a busca pela unidade das coisas, ou seja, se somos tantos, quem somos afinal? Quando falo o Homem, a quem me refiro? Assim, essa busca pela unidade ou por um algo que definisse tudo que somos e o nosso redor foi o que caracterizou o surgimento da Filosofia.
Espero ter ajudado!
Resposta:
C - A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes.
Explicação: