Respostas
número de Prótons sempre será igual ao número atômico (Z) do elemento.
O do Hidrogênio é 1; do Fósforo é 15, do Carbono é 6 e do Oxigênio é 8.
O número de massa (A) é igual ao número de prótons mais o número de neutrons, e já aparece junto ao símbolo do elemento, no exercício.
sendo o do Hidrogênio 1; do Fósforo 31; do Carbono 12 e do Oxigênio 16.
O número de elétrons num átomo neutro é igual ao número de prótons, mas não é o caso do exercício, temos em vez de átomos neutros, cátions e ânions, ou seja, eles perderam ou ganharam elétrons, e tem elétrons a mais ou a menos do que a quantidade de prótons. O símbolo + significa que perdeu elétron e fico com carga positiva, e o símbolo - significa que ganhou eletrons, ficando com carga negativa. Sendo assim, o cátion de Hidrogênio, perdeu um eletron e como só tinha um, ficou com zero eletrons. O ânion de fósforo, ganhou 3 eletrons, e como já tinha 15, ficou com 18 eletrons; Já o cátion de carbono perdeu 4 eletrons, como só tinha 6 ficou com 2 elétrons. E por fim, o oxigênio que tinha 8 elétrons e ganhou dois, ficou sendo um anion de oxigenio com 6 eletrons.
Para determinar a quantidade de neutros, basta subtrair a quantidade de prontons da massa atomica. Sendo que o Hidrogenio possui 1 neutron, o Fosforo 16 neutros, o carbono 6 neutrons e o oxigênio 8 neutrosn.