“Com mais de duas décadas de existência, o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é a mais abrangente iniciativa de integração regional da América Latina, surgida no contexto da redemocratização e reaproximação dos países da região ao final da década de 80. Os membros fundadores do MERCOSUL são Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, signatários do Tratado de Assunção de 1991 [...]. O livre comércio intrazona foi implementado por meio do programa de desgravação tarifária previsto pelo Tratado de Assunção, que reduziu a zero a alíquota do imposto de importação para o universo de bens, salvo açúcar e automóveis. A União estabelecida pela TEC, está organizada em 11 níveis tarifários, cujas alíquotas variam de 0% a 20%, obedecendo ao princípio geral da escalada tarifária: insumos têm alíquotas mais baixas e produtos com maior grau de elaboração, alíquotas maiores”. (MERCOSUL. Composição, objetivos e estrutura institucional. s/d. Disponível em: . Acesso em 19 mai. 2019).
A partir das informações do trecho reproduzido anteriormente, pode-se dizer que o Mercosul se caracteriza como:
Escolha uma:
a. Uma Zona de Livre Comércio, onde as mercadorias podem circular livremente entre os países membros. Isso significa dizer que entre os países que pertencem a esse bloco não há tarifas alfandegárias.
b. Um Mercado Comum que, além das suas integrações anteriores, no há também a livre circulação de capitais, pessoas e serviços, a padronização de impostos e leis e a criação de órgãos supranacionais para a administração do bloco.
c. Uma União Monetária que, além de todos os tipos de integração apresentados anteriormente, há também a padronização da política macroeconômica, com o estabelecimento de taxas de câmbio, juros, nível de endividamento público, entre outras medidas comuns a todos os países.
d. Uma União Aduaneira que, além da livre circulação de mercadorias, há também a criação de uma única taxa de impostos para produtos importados de países de fora dos membros do bloco
Respostas
respondido por:
25
Resposta:
Uma União Aduaneira que, além da livre circulação de mercadorias, há também a criação de uma única taxa de impostos para produtos importados de países de fora dos membros do bloco
Explicação:
Acabei de fazer e está correta. Fonte de referência: site do mercosul.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás