Nesta atividade, imagine que você foi convidado, pelo governo federal, para representar o Brasil no Fórum da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), que será realizado em sua sede, localizada em Santiago - Chile. A CEPAL é uma das cinco comissões regionais das Nações Unidas e foi fundada para contribuir ao desenvolvimento econômico da América Latina, coordenar as ações encaminhadas à sua promoção e reforçar as relações econômicas dos países entre si e com as outras nações do mundo. Posteriormente, seu trabalho foi ampliado aos países do Caribe e se incorporou o objetivo de promover o desenvolvimento social. Neste encontro, estarão reunidos representantes de governos, instituições internacionais, sociedade civil para discutir sobre as problemáticas urbanas: avanços e desafios, articulando a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. Diante disso, seu papel é de extrema relevância para: identificar os problemas urbanos, analisá-los, é propor possíveis soluções.
Respostas
Esgoto analise:A ausência de saneamento básico é detectada em vários países, inclusive nos desenvolvidos. Conforme dados do Relatório do Desenvolvimento Humano de 2006, realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), aproximadamente 2,6 bilhões de pessoas no mundo não são atendidas pelos serviços de saneamento, sendo os africanos e os asiáticos os mais afetados: 1,635 bilhão de pessoas.
Esse processo reflete nas taxas de mortalidade infantil, pois a falta de saneamento pode provocar a transmissão de doenças, contaminação de alimentos e de água, sendo que as crianças são as principais vítimas. A OMS estima que 6% de todas as doenças no mundo são causadas por consumo de água não tratada e pela falta de coleta de esgoto. Entre elas estão: hepatite A, febre tifoide, malária, diarreia, cólera, febre amarela, amebíase, etc.
1-possíveis soluções Definir diretrizes regulatórias claras e efetivas e realizar convênios entre os titulares dos serviços e agências reguladoras para reduzir a pulverização da regulação do setor.
2-Regulamentar o reuso da água, para segurança jurídica dos produtores e consumidores.
3-Revisar o Plano Nacional de Saneamento Básico com projeções mais realistas que considerem o atual contexto fiscal e a heterogeneidade dos municípios brasileiros.
4-Avaliar a efetividade, definir prazos realistas e recusar o adiamento generalizado da conclusão dos planos municipais.
5-Criar meios para que o planejamento do setor seja realizado com qualidade (com fiscalização, capacitação e definição de parâmetros).
6-Criar um Conselho Nacional de Política de Saneamento sob a presidência da Casa Civil
Favelas
Analise: famílias para favelas
Uma vida sofrida de quem não teve muita opção e acabou tendo de mudar completamente de uma situação confortável para uma inesperada: morar em uma favela.
E quando este pesadelo se torna realidade para algumas pessoas? O preconceito, humilhações são constantes de quem tem de enfrentar esta dura realidade, viver à margem da sociedade porque é assim que essas pessoas são vistas.
Possíveis soluções é construir conjuntos residenciais decentes e transferir a população das favelas para os mesmos (indenizando-os com o valor de mercado dos imóveis atuais, descontando a diferença referente ao novo imóvel). Com as favelas limpas, passava o trator e derrubava tudo (deixava só um pedaço pra treinar táticas de guerrilha urbana), fazia um planejamento urbano na área. depois vendia os lotes e
Tipo eu não tenho certeza q essa solução das favelas seja a ideal mas foi a única solução q pensei
Eu n consegui penar na ocasião das enchentes mas espero que esse pouquinho que escrevi te ajude na Lição
Espero ter ajudado'-