Respostas
A luta Marajoara é uma prática do norte do Brasil (Ilha do Marajó), é uma arte marcial onde o objetivo do combate é projetar o corpo do oponente de costas ao chão para domina-lo, nessa luta os oponentes buscam buscam o desequilíbrio e projeção um do outro em terrenos de areia, argila ou grama.
Ela possui dois tipos: tradicional e desportiva
Movimentos e posições
1 - oponentes posicionados frente a frente, quase eretos tocando as mãos espalmadas;
2- oponentes posicionados frente a frente adotando uma postura de semi-agachamento;
3- oponentes frente a frente na posição de “o joelho casado” (joelhos contrários tocando um no outro);
4- oponentes frente a frente com o “braço casado”, ou seja, um dos braços envolve o tórax do adversário e o outro braço é posicionado para traz.
Cabeçada: consiste em atacar apoiando a cabeça no oponente para projetá-lo ao solo. Essa técnica de ataque é realizada tanto no tórax como nos membros inferiores do adversário.
Calçada: consiste em agarrar o oponente pela nuca, tórax ou membros superiores, bloquear (calçar) uma das pernas do adversário para projetá-lo ao solo.
Lambada: consiste em agarrar o oponente pela nuca, tórax ou membros superiores e projetá-lo ao solo lateralmente.
Espero ter ajudado!
Os movimentos de empurrão, derrubada e imobilização são os principais da luta indígena marajoara, desenvolvida sob os princípios das lutas livres tradicionais.
Movimentos da luta marajoara
A luta marajoara é uma das expressões artísticas mais interessantes dos indígenas brasileiros, refletindo uma clara inspiração nas lutas livres e greco-romanas, onde a maioria dos golpes são liberados, especialmente em eventos não oficiais, desde que se cumpra os objetivos da luta.
Assim, é preciso evitar golpes fortes, como chutes e socos em áreas como o rosto, devendo os indígenas disputantes se atentar e respeitar o oponente e a essência da luta.
Mais sobre a luta marajoara: brainly.com.br/tarefa/31571346
#SPJ3