O comportamento humano é simples e previsível é possível então fazer leis para cada atitude humana leis que digam o que você deve fazer diariamente com cada ideia que você tem
Respostas
Resposta: Não é tão simples não, mas vou te mostrar algo que pode ser o que você tá procurando (mesmo que não seja possível ser como uma equação matemática, você deve entender)
Explicação: Existe uma teoria bem interessante sobre isso, é conhecido como o modelo da mente de Gerald Kein, existem outras semelhantes também
O Modelo da Mente
Mente e cérebro são coisas distintas, o cérebro é algo físico e tangível, enquanto a mente é algo abstrato e intangível.
Nossa mente é dividida em três partes, são elas: mente inconsciente, consciente e subconsciente.
A mente inconsciente é responsável por apenas duas coisas:
1. Sistema Nervoso Autônomo (SNA)
É responsável pelo funcionamento dos nossos órgãos vitais, batimentos cardíacos e etc – mantém nosso corpo funcionando corretamente e em harmonia.
2. Sistema Imunológico (SI) , que é responsável por nos manter saudáveis, manter nossos anticorpos funcionando e nos deixar livres de doenças.
Nossa mente consciente tem apenas quatro funções:
1. Pensamento Analítico , que é responsável por analisar situações e tomar decisões com base nas circunstâncias.
2. Raciocínio (ou Pensamento Racional) , que é a função que cria as razões e motivos pelo qual estamos executando algo. Por exemplo, responda a seguinte pergunta: Por que você está lendo essa resposta até agora? - Você provavelmente pensou numa resposta plausível para responder a essa pergunta - este é seu raciocínio te dando uma razão para fazer o que está fazendo.
3. Força de Vontade, e um termo muito conhecido, mas o fato é que ela funciona como uma bateria. Quanto maior o esforço feito para executar algo, mais essa bateria se esvazia.
4. Memórias a Curto Prazo
A Mente Subconsciente
Nossa mente subconsciente possui cinco funções:
1. Memórias a Longo Prazo
2. Hábitos
3. Emoções
As pessoas lidam com suas próprias emoções de acordo com as experiências vividas. Se uma pessoa tenta fazer algo simplesmente seguindo a emoção (numa briga, por exemplo), ela provavelmente falará algo que ofenderá a pessoa que está na discussão e depois que tudo passar, ela pensará: "Nossa, por que eu disse aquilo?". Todos passam por momentos como esse durante a vida, quando isso acontece, é por que nossa mente consciente não sabe lidar com emoções e sai de jogo quando todo o emocional vem à tona.
4. Autopreservação
A autopreservação é responsável por preservar a nossa integridade, ela nos protege do que a nossa própria mente acha que é um perigo. Por exemplo, se em algum momento da nossa vida, nós temos alguma experiência traumatizante com um cachorro, nossa mente vai entender que cachorros são um perigo extremo, independentemente das circunstancias atuais. Existe uma emoção muito negativa atrelada à uma experiência horrível, isso gera uma trava de segurança na nossa mente que nos levará a evitar situações que envolvam cachorros.
5. Ociosidade
A ociosidade é o que nos mantém exatamente onde estamos. Nossa mente não gosta de mudanças, por isso é tão difícil eliminar ou criar um hábito que demanda muito esforço. O que é mais fácil para nossa mente, aceitar a mudança de vida ou continuar sem fazer nada? Obviamente é não fazer nada. Pra criar ou eliminar hábitos fortes, nós gastamos muita a nossa força de vontade da mente consciente e isso acaba nos frustrando por que muitas vezes não temos o resultado que gostaríamos.
Trabalhando em Conjunto
A mente subconsciente funciona como uma linha de produção. A autopreservação pega as experiências vividas (memórias a longo prazo) e suas emoções atreladas, geram hábitos para nos manter seguros de possíveis ameaças - e a ociosidade cuida para que isso não seja mudado. Se isso for mudado, nossa mente entende que nossa suposta estabilidade emocional será comprometida.