Respostas
Resposta:
1. Título: na capa de um relatório, também chamada de página de rosto, deve aparecer o título do trabalho com o nome da instituição, departamento, curso, bem como do autor ou da equipe envolvida.
2. Introdução: Nessa parte inicial, é necessário apresentar um resumo dos objetivos da pesquisa e a metodologia que foi utilizada.
3. Desenvolvimento: essa é a parte mais longa do relatório onde estão as pesquisas realizadas e os dados obtidos no percurso. Dependendo do foco do relatório, podem surgir nessa parte do texto, entrevistas, depoimentos, gráficos e tabelas. Esses recursos ajudam a organizar melhor a pesquisa e dar mais consistência ao trabalho.
4. Conclusão/Considerações Finais: Ainda que alguns relatórios tenham um teor crítico, geralmente esses textos não possui esse objetivo. Ou seja, nos relatórios a ideia principal é relatar sobre algo, e, portanto, na conclusão, o autor deve fazer um fechamento das principais ideias desenvolvidas durante o percurso.
5. Bibliografia: nessa parte final no relatório deve conter, numa folha separada, tudo o que foi consultado durante o percurso da pesquisa, seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Hoje em dia, além da bibliografia, é comum incluir a webgrafia, ou seja, os sites consultados.