6- O século XX é marcado por várias transformações entre as quais a independência e formação de novos países nos continentes africano e asiático, processo conhecido como Descolonização da África e da Ásia. Em relação à história do continente africano, analise as proposições:
I) A maioria dos países africanos tornou-se independente no final do século XIX devido ao desenvolvimento da industrialização nos países europeus.
II) O continente africano é caracterizado por diferenças étnicas, linguísticas e culturais.
III) Os processos de independência dos países africanos foram pacíficos, possibilitando, desta forma, o desenvolvimento de estados democráticos.
IV) O Norte da África é caracterizado pela presença de povos que seguem a religião islâmica como, por exemplo, os marroquinos e argelinos.
V) Ao sul do deserto do Saara, o continente africano é conhecido como África Negra. Esta região é formada por vários países entre os quais citam-se a África do Sul, Angola, Camarões e Nigéria.
a) Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.
Respostas
respondido por:
58
I e III são falsas, já que no final do Século XIX a África foi repartida quase que integralmente (Etiópia e Libéria seguiram independentes) entre as potências europeias e os processos locais de independência, que se deram no século XX, não foram pacíficos.
II, IV e V são verdadeiras, não sendo a África um bloco único (do mesmo jeito que a Europa não é), e que tem regiões bem distintas umas das outras, duas delas o Norte da África, com forte presença islâmica, e a África Negra (ou subsaariana), que contém as duas maiores economias do continente (África do Sul e Nigéria).
É correta a alternativa C.
respondido por:
14
Somente as afirmativas II, IV e V são verdsdeiras.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás