Respostas
Resposta:
Os campos são vegetações encontradas em áreas dispersas no território brasileiro, são composições herbáceas, exibe aspectos diversos e podem ser encontrados em restritas extensões. A particularidade desse tipo de cobertura vegetal é o fato de seu aparecimento descontínuo ao longo da superfície nacional.
Essa formação vegetal ocorre, em geral, em regiões de relevo plano ou então em áreas de climas frios e secos. Os campos constituídos basicamente por gramíneas são considerados de campos limpos. Quando as gramíneas estão misturadas a arbustos de pequeno porte, chamam-se campos sujos. No Brasil existem diversas “manchas” de formação campestre, com destaque para: campos meridionais, campos da Hileia e campos de altitude.
Campos meridionais: são encontrados, especialmente, no Rio Grande do Sul (Campanha Gaúcha) e no Mato Grosso do Sul (Campos de Vacaria). Nessas áreas a principal atividade econômica desenvolvida é a pecuária.
Campos Hileia: formação campestre identificada, fundamentalmente, em áreas sujeitas a inundações, como o litoral do Amapá, Ilha de Marajó e o Golfão Maranhense.
Campos de altitude: vegetação composta por herbáceas encontradas acima de 100 metros de altitude, é encontrada na Serra da Mantiqueira (Sudeste) e na região serrana de Roraima, lugar chamado de campinaranas.
Explicação: