A grande novidade trazida por Euclides da Cunha ao escrever Os Sertões foi:
Escolha uma:
a. A de pensar o povo brasileiro como uma sub-raça que entravava o desenvolvimento do Brasil, fazendo a defesa do branqueamento da população para que fosse possível garantir o progresso.
b. A de pensar o Brasil como um país sui generis, totalmente distinto dos demais e inserido nas relações internacionais a partir dos seus aspectos mais positivos.
c. A de pensar o sertanejo a partir das suas determinações sociais, culturais e históricas e defender sua integração, criticando a centralidade da temática racial e as teorias sobre a necessidade do embranquecimento da população.
d. A de pensar os sertanejos como um povo determinado geograficamente, ou seja, como resultado natural das condições de vida enfrentadas no sertão do nordeste e, portanto, não como uma raça inferior, apenas como uma cultura inferior por causa das condições difíceis de vida.
Respostas
A alternativa correta é a c. A de pensar o sertanejo a partir das suas determinações sociais, culturais e históricas e defender sua integração, criticando a centralidade da temática racial e as teorias sobre a necessidade do embranquecimento da população.
“Os Sertões” é uma das obra do escritor pré-modernista Euclides da Cunha (1866-1909), publicada em 1902.
A obra regionalista narra os acontecimentos da sangrenta Guerra de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro (1830-1897), que ocorreu no Interior da Bahia, durante 1896 e 1897.
Trata-se de um relato histórico mesclado à literatura, posto que Euclides foi convidado pelo Jornal Estado de São Paulo para cobrir a guerra no Arraial de Canudos e nesse momento, surgiu sua obra.
Espero ter ajudado.