• Matéria: História
  • Autor: mikaelly28
  • Perguntado 9 anos atrás


“Em todas as fases da vida havia muitas diferenças entre as mulheres e homens gregos. As mulheres abastadas viviam separadas dos homens, em cômodos separados, reservados a elas dentro de casa, chamados gineceus, onde ficavam confinadas a maior parte do tempo. [...] As meninas, pouco contato tinham com os meninos, depois da primeira infância, como mandava a ‘boa educação’.”

(Funari, P.P. Grécia e Roma. São Paulo; Contexto, 20 01. p. 43-44.)

Um dos objetivos da educação na Grécia antiga era formar o cidadão que no futuro assumiria seu lugar na pólis e, por isso, deveria ser conhecedor das tradições e dos valores cultuados pelo seu povo. Em relação à participação “democrática” na Grécia, é correto afirmar que

(A) não era exercida em toda sua extensão: era especificamente para homens, livres, e nascidos na Grécia.
(B) era exercida por toda população grega, homens e mulheres, desde que já tivessem completado a idade adequada.
(C) era destinada a todos que de alguma forma contribuíssem com a produção econômica nas cidades-estados gregas.
(D) era partilhada pelas mulheres, desde que provenientes das famílias mais privilegiadas e que tivessem acesso à educação integral (Paideia).

Respostas

respondido por: vihnunes2010
2

pois mulheres e escravos nao tinham direitos
respondido por: juscelino765
2

Resposta:

Alternativa correta: letra A - ão era exercida em toda sua extensão: era especificamente para homens, livres, e nascidos na Grécia.

Explicação:

Na democracia ateniense, que serviu de modelo para os demais sistemas políticos daquele período, tinha como característica a limitação dos direitos somente aos homens livre, nascidos na cidade. Excluíam-se, assim, as mulheres, os escravos e os estrangeiros.

Perguntas similares