Respostas
Qual o objetivo supremo das doutrinas comunistas antigas? R= A abolição das classes e colocar a igualdade social.
espero ter ajudado!!!!←
Resposta: Quais são as medidas e as condições destinadas a contribuir para a consolidação da aliança da classe operária com os camponeses no regime da ditadura do proletariado, se a União Soviética não puder contar com a revolução do proletariado ocidental nos 10 ou 15 próximos anos?
Explicação: Esta pergunta, no meu modo de entender, abrange todas as outras que me foram formuladas. Portanto, limitar-me-ei a uma resposta de ordem geral, que nem de longe esgotará o assunto, pois de outra forma nada mais me restaria a responder às demais perguntas.
As resoluções da 14ª conferência do partido respondem cabalmente a esta pergunta. Elas afirmam que a principal garantia da consolidação desta aliança, é a adoção de uma política racional para com os camponeses. Mas o que se entende por boa política neste sentido? Ela consiste num conjunto de medidas econômicas, administrativas, políticas e culturais destinadas a assegurar esta aliança.
Vejamos as medidas de ordem econômica.
No campo, antes de mais nada, é necessário liquidar com as sobrevivências do comunismo de guerra. A seguir, é necessário estabelecer uma política racional de preços para os produtos manufaturados e agrícolas, a fim de assegurar um desenvolvimento rápido da indústria e da agricultura e suprimir as “tesouras”. Cumpre também reduzir o total do imposto agrícola e aos poucos transformá-lo de imposto de Estado em imposto local. Devemos ainda atrair para a cooperação, principalmente para a cooperação agrícola e a de crédito, a imensa massa rural, a fim de que também os camponeses participem da realização do socialismo. Além disso devemos fornecer-lhes os tratores, pois estes são as verdadeiras alavancas da revolução técnica na agricultura e os únicos meios de criar lares de civilização no campo. Finalmente, devemos executar o plano de eletrificação, um dos meios de aproximar o campo da cidade e de fazer desaparecer o antagonismo» existente entre eles.
Eis o que deve fazer o partido se quiser assegurar a aliança econômica entre a cidade e o campo.
Quero também chamar a atenção dos senhores sobre a transformação do imposto agrícola, de imposto de Estado em imposto local. Tal lhes poderá parecer estranho; entretanto é inegável que o imposto agrícola tende a transformar-se inteiramente num imposto de caráter local. Há dois anos, o imposto agrícola era quase a parte principal da nossa arrecadação, e hoje ele não passa de uma parte insignificante da mesma. Este ano, sobre uma arrecadação de dois bilhões e quinhentos milhões de rublos, o imposto agrícola não passará de 250 ou 260 milhões de rublos, isto é, 100 milhões menos do que na ano passado. Como podem constatar, não é muito. Além disso, quanto maior for a arrecadação do Estado, menor, proporcionalmente, tornar-se-á a importância do imposto agrícola. Acontece ainda que, desses 260 milhões de rublos, mais de 100 milhões são destinados às necessidades locais. O certo é que a receita local aumentará cada vez mais. E aumentará, absorvendo uma parte cada vez mais importante do imposto agrícola, mas sem nunca perder de vista as condições locais. Consequentemente, a parte principal da receita do Estado é, e o será cada vez mais, constituída pelos lucros das empresas de Estado, os impostos indiretos etc.
A Emancipação Política do Brasil
1 - Por que somente Tiradentes foi condenado? Além disso, como seriam esses fatos nos dias atuais?
2 - Como os portugueses conseguiram dinheiro para as Grandes Navegações? Caso fosse hoje, arrecadariam dinheiro e parceiros para uma expedição?
3 - Como é feita a cobrança de impostos na atualidade? Explique a derrama atualmente.