• Matéria: Ed. Física
  • Autor: krgrerene
  • Perguntado 7 anos atrás

Em Roma, não vamos encontrar atividades que tenham a mesma expressão do esporte grego. A aspiração humanista que animava o esporte grego jamais contagiou o cenário romano, mais identificado com o circo, anfiteatros, e termas, do que propriamente com os ginásios, palestras e estádios. Nesta ótica, analise as assertivas a seguir. I. O local onde os romanos praticavam suas atividades físicas, voltadas exclusivamente para a preparação militar, era o gigantesco Campo de Marte, que media aproximadamente 3 km de extensão por 1, 5 km de largura; II. O Coliseu abrigava os espetáculos de combate entre gladiadores, entre estes e animais e mesmo entre animais ferozes, tudo com sentido de agradar como espetáculo aos imperadores e ao público em geral. III. Os exercícios físicos eram instrumentos de formação moral mas sobretudo espiritual por conta do culto aos seus Deuses. IV. No período de domínio romano, vão surgir as primeiras linhas doutrinárias que deram origem as Escolas de Ginástica na Europa Ocidental, precisamente na Alemanha, Suécia e França. Estão corretos os itens:

Respostas

respondido por: danielavieiralopes20
7

1 está correta

Inicialmente, enquanto era apenas uma Cidade-Estado que se expandia pela Itália e pelo Mediterrâneo Ocidental, no período republicano, a prática de esporte em Roma era valorizada apenas como forma de treinamento militar para os jovens cidadãos. Havia um espaço na cidade, o Campo de Marte, onde eram feitas as manobras das legiões e onde os jovens podiam se exercitar no arco, na equitação e na esgrima, entre outras atividades. Porém, naquele tempo, o esporte por esporte não fazia parte da formação da criança e do jovem romano, ao contrário do que ocorria nas cidades-estado gregas.

2 está correta

Maior e mais famoso símbolo do Império Romano, o Coliseu era um enorme anfiteatro reservado para combates entre gladiadores ou opondo esses guerreiros contra animais selvagens. Suntuoso, era mais confortável do que muitos estádios modernos. Sua construção foi iniciada no ano 72 d.C., por ordem do imperador Flávio Vespasiano, que decidiu erguê-lo no local de um antigo palácio de Nero, seu antecessor no comando do império. As obras levaram oito anos para serem concluídas e, quando tudo ficou pronto, Roma já era governada por Tito, filho de Vespasiano. Para homenagear seu pai, Tito batizou a construção de “Anfiteatro Flaviano”.

3 está errada

Atividades físicas romanas possuíam características militaristas bem marcantes, porém, com a decadência do Império Romano foi aos poucos elo cruéis espetáculos circenses de gladiadores, pugilatos, luta livre e naumaquias. Guerreiros e de espírito prático, os romanos viam na educação física apenas o instrumento para adestrar suas aguerridas legiões. A educação física tinha, portanto, um caráter eminentemente militar. Os romanos de todas as idades praticavam diariamente a educação física no campo de Marte, situado às margens do Tibre.

4 está errada

Encontramos aqui quatro principais escolas: A Escola Alemã, A Escola Sueca, A Escola Francesa e a Escola Inglesa. As três primeiras serviram de suporte para o surgimento dos principais métodos ginásticos, o que resultou nos três grandes movimentos ginásticos da Europa: o Movimento do Oeste na França, o Movimento do Centro na Alemanha, Áustria e Suíça e o Movimento do Norte englobando os países da Escandinávia; enquanto que a Escola Inglesa voltou-se para as atividades desportivas. Mas isso não ocorreu no período da dominação romana.

Perguntas similares