Leonardo da Vinci "projetou catapultas gigantescas feitas com madeira tensionada e curvas que armazenam a força elasticamente liberando-a de uma só vez. [Nestes instrumentos bélicos,] a tábua de madeira é arqueada por meio de uma corda presa a uma roda dentada. Provavelmente a roda dentada, quando trancada, serviria para segurar a corda em sua coloque impedindo a catapulta de disparar cedo. O tiro parece acionado por meio de um martelo que destrava a corda. O mecanismo é simples [...]" Trecho do texto Las Máquinas de Leonardo da Vinci de Maria Cecília Tomasini (Revista Ciencia y Tecnología, n. 12, 2012, p. 32).
As catapultas, muito utilizadas nas batalhas medievais, consiste em um mecanismo de lançamento de projéteis que, devido a ação da gravidade terrestre, descrevem movimentos parabólicos.
Sobre o movimento parabólico de projéteis nas proximidades terrestres, considerando a resistência do ar desprezível, é CORRETO afirmar que:
A Pode ser analisado como uma composição de dois movimentos uniformes simultâneos.
B Pode ser analisado como uma composição de dois movimentos simultâneos, um movimento uniformemente acelerado na vertical e outro movimento uniforme na horizontal.
C Pode ser analisado como uma composição de dois movimentos simultâneos, um movimento circular e outro movimento hiperbolóide.
D Pode ser analisado como uma composição de dois movimentos, um movimento acelerado e outro movimento uniforme, que não ocorrem simultaneamente.
Respostas
respondido por:
16
Resposta:
Alternativa B
Explicação:
Pode ser analisado como uma composição de dois movimentos simultâneos, um movimento uniformemente acelerado na vertical com o projétil subindo e descendo e outro movimento uniforme na horizontal, com o deslocamento do projétil saindo da origem e atingindo o alvo.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás