Na história do povo surdo, houve muitos acontecimentos importantes que se tornaram apontadores para futuras mudanças tanto em pesquisas da língua de sinais quanto no contexto educacional e social. Nesse sentido, podemos dizer que o Congresso de Milão na Itália foi um marco modificador.
Respostas
O Congresso de Milão é considerado, para a cultura surda, um dos maiores retrocessos em toda a história pela luta por seus direitos, já que tornou obrigatório a comunicação pelo Oralismo.
Diante disso, todos os surdos que se comunicassem por sinais em contextos públicos eram muitas vezes presos, por afrontarem as novas regras sociais, até que após décadas de lutas, este processo foi cessado, de forma que os surdos apresentem liberdade para se comunicarem por vias oralistas ou sinalizantes.
Resposta:
( ) Esse congresso foi realizado de 6 a 11 de setembro de 1880, com mais de 182 participantes de vários países.
( ) O congresso em nenhum momento discutiu o melhor método de linguagem para o surdo e nem a substituição da língua de sinais pela língua oral.
( ) Foi colocada a vantagem da fala e abolidos completamente os sinais. A Língua de Sinais foi, então, proibida e estigmatizada em todas as suas formas.
( ) Após este congresso, que indicou um método oralista como eficaz, começou um movimento de não valorização do surdo enquanto elemento capaz de educar e decidir.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - V - V.
b) F - V - F - V.
c) V - F - F - V.
d) V - V - F - F.
Explicação:
Letra A