No que concerne à Ética relacionada ao reconhecimento do eu e do outro, entende-se que um indivíduo se afirma como integrante da humanidade a partir do contato e da visão que se tem do próximo, adotando posturas em relação a si próprio e em relação a seu semelhante. Quando ocorre uma falha nesse contato com o próximo, há uma consequente distorção no conceito que se tem de humanidade. Para ilustrar isso, a indústria cultural e o imaginário popular criaram grandes personagens que demonstram o que ocorre com uma pessoa criada afastada de qualquer outro ser humano, citando como exemplo os conhecidos Tarzan e Mogli. Com base em nosso curso e em seus conhecimentos prévios, julgue os itens que se seguem e assinale o verdadeiro:
Escolha uma:
a. Um indivíduo, em sua condição de ser humano, jamais perde suas características próprias à humanidade. Logo, ele sempre saberá viver em sociedade, ainda que ele tenha crescido, desde a primeira infância, em um meio distante da civilização.
b. A presença de outros humanos e do convívio social é de extrema importância para o desenvolvimento de um indivíduo, pois é por meio da socialização, por exemplo, que se desenvolve a capacidade de comunicação linguística humana.
c. As histórias citadas como exemplo são apenas fictícias e, portanto, não cabe fazer reflexões sobre humanidade utilizando-as como exemplo.
d. É correto afirmar que tanto Tarzan, criado por macacos em uma selva na África, quanto Mogli, também criado na mata e amigo de um urso e uma pantera, se retirados dos ambientes aos quais estão acostumados e inseridos em um contexto de civilização, não sofrerão dificuldades em se adaptar, uma vez que a capacidade de identificação com os semelhantes é algo inato aos seres humanos e não depende da vivência.
Respostas
Resposta:
RESPOSTA CORRETA LETRA B
Explicação:
Apenas a letra "b" é verdadeira. "Para o bem ou para o mal é pelo contato com o outro e pela visão do outro que me reconheço como integrante dessa categoria chamada humanidade. Para referendar o que acabamos de ver, o imaginário popular e a indústria cultural criaram personagens esplêndidos para ilustrar o que acontece com uma pessoa criada longe de qualquer ser humano.
Resposta:
b. A presença de outros humanos e do convívio social é de extrema importância para o desenvolvimento de um indivíduo, pois é por meio da socialização, por exemplo, que se desenvolve a capacidade de comunicação linguística humana.
Explicação:
Apenas a letra "b" é verdadeira. "Para o bem ou para o mal é pelo contato com o outro e pela visão do outro que me reconheço como integrante dessa categoria chamada humanidade. Para referendar o que acabamos de ver, o imaginário popular e a indústria cultural criaram personagens esplêndidos para ilustrar o que acontece com uma pessoa criada longe de qualquer ser humano." (Módulo II, Unidade 1)