Leia o texto abaixo: Imbricado no pilar aprender a conhecer se encontra o aprender a fazer, o qual é apresentado, de forma explícita, ligado ao mundo do emprego e à formação profissional que se constituem no mundo hoje. Dessa forma, e correspondendo à relação meios e fins do mercado de trabalho, o conhecimento torna-se mais uma mercadoria a ser vendida nas prateleiras das instituições. Desfazem-se assim as pretensões de emancipação humana para ajustar-se à relação mercadológica (SILVA, L. (2008). UNESCO: Os quatro pilares da “educação pós-moderna. Revista Inter Ação, 33(2), 359-378). Analisando o que se diz a respeito de um dos pilares da Educação, segundo a UNESCO, pode-se afirmar que: Escolha uma: a. O conhecimento ganha status de elemento da vida prática e se liga ao mercado, a partir do “aprender a fazer”, o que nos afasta da Educação tradicional, arcaica e puramente teórica. b. O pilar “aprender a fazer”, segundo o texto acima, é visto como de grande importância, por conectar o estudante ao mundo do trabalho, garantindo sua empregabilidade. c. Os pilares “aprender a conhecer” e “aprender a fazer” são duramente criticados pelo texto acima, que os vê ligados à ótica capitalista e propõe aboli-los. d. O texto apresenta uma visão crítica do pilar “aprender a fazer”, que apresentaria uma visão alienada do trabalho e da Educação. e. O pilar “aprender a fazer” é visto como um mal necessário, uma vez que nos impele ao trabalho e a uma relação mercadológica, mas, de fato, no mundo moderno não há como não trabalhar.
Respostas
a. O conhecimento ganha status de elemento da vida prática e se liga ao mercado, a partir do “aprender a fazer”, o que nos afasta da Educação tradicional, arcaica e puramente teórica.
De acordo com as determinações da UNESCO, o conhecimento que se alinha a aprendizagem significativa passa a ganhar importância no sentido de se ater ao contexto mercadológico.
Diante disso, afasta-se da perspectiva tradicional, buscando a emancipação e transformação, no sentido de garantir maior possibilidade de empregabilidade aos indivíduos.
Resposta:
A- O conhecimento ganha status de elemento da vida prática e se liga ao mercado, a partir do “aprender a fazer”, o que nos afasta da Educação tradicional, arcaica e puramente teórica. assinalamos e esta errada...
b -O pilar “aprender a fazer”, segundo o texto acima, é visto como de grande importância, por conectar o estudante ao mundo do trabalho, garantindo sua empregabilidade assinalamos e esta errada...
c- Os pilares “aprender a conhecer” e “aprender a fazer” são duramente criticados pelo texto acima, que os vê ligados à ótica capitalista e propõe aboli-los. assinalamos e também está errada
Explicação:
do meu ponto de vista acho que a correta é a alternativa D porem não assinalamos ainda - d- O texto apresenta uma visão crítica do pilar “aprender a fazer”, que apresentaria uma visão alienada do trabalho e da Educação.