Leia as afirmações a seguir: I. “Dada” foi descoberto ocasionalmente quando Tzara folheava um dicionário, da mesma maneira como a palavra merx (= detrito: merzbild, merzbau) foi retirada por Schwitters de um pedaço rasgado de jornal. Porque: O Ready-made (feito, pronto) criado por Marcel Duchamp é uma apropriação de objetos, de referência àqueles produzidos pela indústria, que são transformados ou aproximados uns dos outros, visando novos significados. Sobre as asserções é correto afirmar que: Escolha uma: a. A primeira é uma afirmativa falsa, e a segunda, verdadeira. b. As duas são falsas, pois as definições de Dadaísmo e Ready Made são outras. c. As duas são verdadeiras, mas não tem relação entre si. d. As duas são verdadeiras e a segunda, é uma justificativa correta da primeira.
Respostas
A alternativa correta é a letra C.
I -"Dada" foi uma palavra descoberta não só por Tzara, mas também Hugo Ball. Estava num dicionário de alemão-francês e significada "cavalo de madeira". Tendo sido escolhida para nomear o movimento - o dadaísmo - devido a sua falta de sentido, o que configurava a característica mais marcante da arte para ambos naquela época.
Kurt Schwitters foi um artista alemão. Ele extraiu o termo "merz", que provavelmente vinha da palavra "Kommerz", para construir uma resposta aos dadaístas, que o consideravam burguês.
II - "Ready-made" foi o termo criado por Marcel Duchamp para definir designar objetos feitos utilizando um ou mais artigos de uso cotidiano. As peças então eram formadas por elementos selecionados sem utilização de critérios estéticos, e depois expostas como obras de arte em museus e galerias.
Espero ter ajudado, bons estudos.