Ao final do ano o professor Vagner participou de um conselho de classe e série. Em sua fala, argumentou que o aluno João não havia passado para a série seguinte, devido ao baixo desempenho expresso por meio das notas em vermelho que possuía. Disse ainda, que João não havia se empenhado, já que havia dado a aula para todos os alunos e o João teria sido o único que não atingiu o conceito satisfatório. Por fim, disse para a mãe do menino que a sociedade é competitiva e que ele deveria se esforçar mais, pois do mesmo modo não conseguiria arrumar um bom emprego após a escola. O modo pelo qual o professor conduz a aula diz muito sobre a sua concepção de escola e de educação. Cabe-nos, portanto, uma pergunta: qual a relação entre a abordagem do caso pelo professor e suas concepções de escola? Sua abordagem revela muito sobre isto. A partir da leitura do caso, analise: - Qual a concepção de educação em uma sociedade expressa pelo professor? - Quais argumentos utilizados por ele revelam esta concepção?
Respostas
respondido por:
2
Nota-se que o professor desenvolve uma percepção altamente preconceituosa, relacionada à participação dos alunos diante do contexto escolar.
Nesse sentido, é de grande relevância que ocorra uma intervenção pedagógica diante dessa situação, a fim de que o aluno seja compreendido como ser individual, dotado de suas próprias e únicas características, a fim de que sejam respeitados em suas individualidades.
lalalalllLLLL:
Brenda
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
9 anos atrás