• Matéria: Pedagogia
  • Autor: angelrf55
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o texto abaixo:



[...] apóia-se em um pós-modernismo de resistência que leva em conta tanto o nível macropolítico da organização estrutural da sociedade, quanto o nível micropolítico. Sob esta perspectiva, estuda o cotidiano ou situa seus objetos de estudo no cotidiano sem perder a conexão com análises macroestruturais. Assim, desencadeia debates sobre e no multiculturalismo sem ocultar as suas conexões com as relações materiais, reintegrando ou desdiferenciando o cultural e o econômico, o simbólico e o material. Além disso, para reafirmar a totalidade como categoria analítica, situa/compreende as diferenças nas contradições sociais em um contexto de opressão, dominação e exploração, assumindo uma perspectiva relacional e definindo totalidade como a possibilidade de um entendimento global ou relacional. (OLIVEIRA; MIRANDA, 2004, p.69 )



OLIVEIRA, O. V. de; MIRANDA, C. Multiculturalismo crítico, relações raciais e política curricular: a questão do hibridismo na Escola Sarã. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 25, p. 67-81, jan.-abr. 2004.


O texto acima faz referência à uma das correntes de estudo sobre multiculturalismo proposta pelo estadunidense Peter McLaren (1948-), denominada:


Multiculturalismo crítico.


Multiculturalismo liberal de direita.


Multiculturalismo conservador.


Multiculturalismo liberal.


Multiculturalismo liberal de esquerda.

Respostas

respondido por: Matheusieti
28

Multiculturalismo crítico.

O multiculturalismo tem uma grande importância no processo de formação do espaço Brasileiro, principalmente por carregar elementos de outros continentes, sendo presentes de fato na nossa história, tanto na diversidade étnica como na formação da linguagem, costumes, valores, religião.

Devemos também estar atentos aos reflexos negativos que essa interferência de outros povos gerou, pois a desigualdade acentuada ainda remete ao período da escravidão e colonização.

Perguntas similares