A depreciação tem por objetivo repor o valor de um bem imobilizado por meio da recuperação fiscal, ou seja, é considerada uma despesa, pois diminui a receita e, com isso, a sociedade empresarial paga menos imposto de renda e contribuição social sobre o lucro líquido. Assim, tem por objetivo o benefício fiscal. Com base nessas informações, assinale a alternativa que contém uma informação INCORRETA.
A depreciação acumulada é uma conta retificadora do ativo imobilizado
No Brasil, a lei exige que as empresas usem a depreciação por cotas constante
A despesa de depreciação afeta o caixa da sociedade empresarial.
A despesa de depreciação é uma conta de resultado.
Respostas
A resposta incorreta é a alternativa iII) A despesa de depreciação afeta o caixa da sociedade empresarial.
A depreciação corresponde ao encargo periódico que determinados bens ativos sofrem, por uso, por obsolescência ou por desgaste natural.
A taxa anual da depreciação de um bem, deve ser fixada em função do prazo, durante o qual se possa esperar a utilização econômica.
A quota de depreciação a ser registrada na escrituração contábil da pessoa jurídica, como custo ou despesa operacional.
Bons estudos!
Resposta:
A despesa de depreciação afeta o caixa da sociedade empresarial.
Explicação:
Correto
Você acertou. A despesa de depreciação não afeta o caixa, pois não há saída de caixa. O objetivo dessa despesa é pagar menos imposto de renda e contribuição social sobre o lucro.
Cotas/Quotas Constantes é o método de depreciação mais utilizado no Brasil por estar de acordo com regras da Receita Federal, todavia, a Legislação não faz esta obrigação exclusiva.