• Matéria: Sociologia
  • Autor: pteridofita
  • Perguntado 7 anos atrás

Na sociologia, a ciência e a tecnologia podem ser analisadas tanto da perspectiva de suas influências na sociedade, quanto da perspectiva das influências da sociedade em seu desenvolvimento. Assinale a alternativa correta a respeito das influências que a ciência e a tecnologia podem exercer sobre a sociedade, a partir das proposições da Escola de Frankfurt:

Escolha uma:
a. A razão instrumental é resultado da emergência do capitalismo monopolista e busca expressar a autonomia dos indivíduos em oposição ao regime de exceção estabelecido com o advento do nazismo.
b. O período monopolista caracteriza-se pela promoção da razão instrumental. Diferentemente da razão crítica, que se encontra nos primórdios dos tempos modernos e permite ao homem se libertar dos dogmatismos religiosos, a razão instrumental promove um conformismo em relação ao mundo existente.
c. Diferentemente do período liberal do capitalismo, o período monopolista é caracterizado pelo intenso desenvolvimento da ciência e da tecnologia voltadas para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos os indivíduos.
d. A razão crítica e a razão instrumental são conceitos utilizados pelos autores da Escola de Frankfurt para fazer referência ao mesmo momento histórico, anterior ao advento do nazismo na Alemanha.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

A alternativa D está correta.

A escola de Frankfurt surgiu por volta de 1924 onde a filosofia e a sociologia vinham se desenvolvendo abrindo espaço para grande teóricos, após Marx, Nietzsche, Hartmann e Husserl, desenvolvendo nessa fase, teorias importantes, as quais nessa escola possuíam pensadores já atuantes no século XX onde os principais são:

  • Theodor Adorno;
  • Horkheimer;
  • Walter Benjamim;
  • Habermas

A escola de Frankfurt foi uma das de maior expoente, sendo a última da República de Weimar que teve sua fundação em 1918 e dissolução em 1933, caindo durante o regime nazista.

Dentre as teorias principais da escola, podemos apresentar Habermas que foi na contramão de Hegel no que tange suas reflexões acerca da modernidade, pois para o ele,é importante que exista a diferenciação sociológica entre a modernidade e a modernização.

Perguntas similares