• Matéria: Português
  • Autor: claudiojuniorvu
  • Perguntado 7 anos atrás

Por que é importante que o texto esteja ajustado à faixa etária, ao contexto e ao codigo do leitor?

Respostas

respondido por: gabiarmy97
2

Resposta:

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL  

 

REBECCA TAVARES DE MELO TOSCANO DE BRITO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA).  

 

 

Resumo Nos dias atuais a prática da leitura está se tornando cada vez mais rara entre os educandos, o que favorece fracos desenvolvimento e desempenho na produção textual. Nas escolas, na maioria das vezes, a produção textual está sendo feita de forma mecânica, como treinamento da escrita. Dessa forma o produtor (aluno) acaba escrevendo um texto incoerente e superficial. Assim, podemos perceber que, através da prática da leitura, o aluno torna–se capaz de conhecer novas palavras e aprender novas estruturas gramaticais, aperfeiçoando sua escrita. É de grande importância ressaltar também que é necessário haver um comprometimento não só por parte da Escola (professores), mas também um incentivo familiar, para que os alunos percebam que a leitura é o alicerce da interação da palavra com o mundo. A respeito dessa afirmação, Freire (1996) diz que a leitura de mundo antecede a leitura da palavra, e que a leitura desta implica na continuidade da leitura daquele, isto é, da leitura de mundo. Desse modo, vemos o quanto a leitura é importante na formação de cidadãos (leitores) críticos, tornando–os capazes, ainda, de compreender os acontecimentos do mundo que os cercam. Logo, nosso objetivo é fazer uma reflexão teórica sobre a importância da leitura para a produção textual, enfatizando que o educador e o educando devem caminhar juntos e ter consciência de que a prática da leitura irá favorecer uma melhor produção da escrita. A partir do exposto, se faz necessário um trabalho mais comprometido, por parte da comunidade escolar, no que tange a iniciação à leitura, pois só a partir desta o indivíduo adquire uma bagagem de conhecimento pleno para ampliar sua visão de mundo, assim, teremos textos produzidos com mais conteúdo, clareza e criticidade.  

 

Palavras-chave: leitura, escrita, ensino.  

 

INTRODUÇÃO  

 

           Nos dias de hoje percebemos que a leitura e, conseqüentemente, uma eficaz produção textual estão se tornando uma prática defasada nas nossas escolas, os alunos parecem não gostar de ler e encaram a leitura de um texto ou livro como, muitas vezes, um castigo. Isso acontece porque nem a escola, nem os professores levam em consideração o cotidiano e o conhecimento “extra-escolar” do aluno, fazendo com que estes elaborem textos que valorizem apenas a norma culta, com o único objetivo de avaliação que será feita pelo professor.  

           Geraldi (2006, p. 120) nos mostra que “na situação escolar o aluno é obrigado a escrever dentro de certos padrões previamente estipulados e, além disso, seu texto será julgado. Consciente disso, o estudante procurará escrever a partir do que acredita que o professor gostará”. Então, vemos que o aluno, na  

maioria das vezes, não tem oportunidade de escolha, a escola não oferece liberdade ao aluno para poder escrever o que este deseja, e nem ao menos trabalha com as variações lingüísticas.  

           É de grande importância ressaltar, também, que é necessário que haja um comprometimento não só por parte da Escola (professores), mas também um incentivo familiar, para que os alunos percebam que a leitura é o alicerce da interação da palavra com o mundo. A respeito dessa afirmação, Chiappini (2001, p. 22) nos mostra que “ao promover a interação entre os indivíduos, a leitura compreendida não só como leitura da palavra, mas também como leitura do mundo, deve ser atividade constitutiva de sujeitos capazes de interagir com o mundo e nele atuar como cidadãos”.  

Por sua vez, Freire (1996) diz que a leitura de mundo precede a leitura da palavra, e que a leitura desta, ou seja, da palavra, implica na continuidade da leitura daquela, isto é, da leitura de mundo. Desse modo, vemos o quanto a leitura é importante na formação de cidadãos (leitores) críticos, como também nos torna capazes de compreender os acontecimentos do mundo que nos cerca.  

           Nosso objetivo foi fazer uma reflexão teórica sobre a importância da leitura para a produção textual, e descobrir se os alunos, de uma determinada instituição pública da cidade de João Pessoa – PB, acreditam que a leitura é importante para a produção textual, enfatizando que o educador e o educando devem caminhar juntos e ter consciência de que a pratica da leitura irá favorecer ambos os lados, como também a importância do educador nesse processo, pois este tem o papel de fazer brotar nos estudantes o prazer pela leitura.  

           

 

           

Explicação:

  • isso ai em cima
respondido por: aninhapgalera67
4

Para proporcionar um maior interesse e entendimento do conteúdo do texto.

Por exemplo, caso o seu público seja o infarto-juvenil e use palavras um pouco mais elaboradas e sofisticadas, o público não entenderá e não terá interesse.

A mesma coisa acontece com um público mais velho. Caso use palavras simples e não elabore tanto o texto, o aprofundando, seu público não vai encontrar potencial nem interesse.

Espero ter ajudado.

Perguntas similares