Respostas
Resposta:
O pensamento moral em Maquiavel
Explicação:
O pensamento moral em Maquiavel não prevê um hierarquia moral a ser seguida como ocorria com os nobres na Idade Média, o valor moral dado as ações são julgados a posteriori do feito, com isso o príncipe poderia usar quaisquer artifícios fosse para alcançar seu objetivo, desde que sua finalidade fosse justa (manter o poder, conquistar o poder e fazer o bem coletivo). Por causa disso os detratores de Maquiavel o chamaram de um "imoralista político" quando na verdade seu pensamento é "amoral" como bem disseram os pensadores do século XIX, já que o julgamento vem depois do feito e não antes. Uma crítica a essa nova forma de conceber a moral política é de que o príncipe poderia ser um déspota e justificar suas ações argumentando que suas finalidades são boas e assim usar de todos os meios para chegar aos seus objetivos, usando de opressão à censura.
A moral do pensamento maquiaveliano então rompe totalmente com o conceito medieval, cria-se aqui a Ciência Política, pois se faz uma analise da política como ela realmente é desvinculando-a a qualquer moralidade, a política passa a ser um objeto próprio de estudo.
A relação entre a Virtù e a moral no pensamento de Maquiavel prescinde, de modo absoluto, qualquer pensamento moral sobre os seres humanos, os virtuosos são os que observam as alternativas e independente dos caminhos alcançam o objetivo desejado. A virtù em última instância é nossa capacidade pessoal de afirmarmos nossa liberdade frente à fortuna, frente ao destino.