Respostas
Resposta:
São cerca de 300 mil pessoas com olhos amendoados, displasia da falange do quinto dedo, face achatada, cardiopatia, deficiência intelectual, entre outras características, causados por alteração genética, mas estas características variam entre os que possuem a síndrome. Nada impede que as pessoas com síndrome de Down estudem, trabalhem, levem uma vida comum cheia de cuidados e de amor. Hoje Dia Internacional da Síndrome de Down, o blog "Novo Olhar" mostra exemplo de pessoas que se desenvolveram buscando o seu espaço.buscando o seu espaço.
Ronaldo Marthins, 28 anos de idade, pega onda com os colegas com Down no projeto "Estrelas do Mar", desfruta da praia aos sábados na Aruana, cartão postal de Aracaju. Ronaldo trabalha durante a semana em uma empresa de bebidas e demonstra que pode levar uma vida comum, ganhar o pão de cada dia, praticar esporte, cuidar da saúde e ser feliz.
- Ronaldo é muito dedicado na hora de pegar ondas, no trabalho e em tudo que faz. É um pouco tímido mas se comunica normalmente, no trabalho é um dos nossos exemplos, mostrando que a pessoa com Down deve ter seu lugar na sociedade e que necessita apenas de oportunidades - explica o coordenador do projeto Bayron, em entrevista para "Novo Olhar".
A sala de aula, também é lugar para socialização de crianças com Down. Clarinha, de sete anos é aluna da rede estadual de ensino, é alfabetizada e estimulada por Patrícia Matos Souza Nunes, educadora física que faz parte do atendimento especializado para pessoas com deficiência.
- Ela é muito inteligente, está desenvolvendo o aprendizado das consoantes, sabe ler e escrever não vai demorar. A escola vem selecionando conteúdos para transmitir conhecimentos associativos de figuras e palavras com o livro imantado. Ela tem dificuldade na escrita e para estimular os ensinamentos levo brinquedos, a forma lúdica de ensino facilita a aprendizagem - retrata a professora.
Explicação:
As pessoas com Down hoje, possuem uma melhor qualidade de vida, pois estão incluídas no ensino regular, têm processo de aprendizagem por meio de estímulos precoce e de forma lúdica, melhorando a sua estima e conquistando espaços. Os cuidados com a saúde, o tratamento com fonoaudiólogos, psicólogos e a realização de exames periódicos, são fundamentais para alcançar o progresso de todos. Cada caso tem suas particularidades. No Centro Especializado Virgínia Leite, em Aracaju, mais de três mil assistidos recebem orientações e cuidados necessários para o desenvolvimento pessoal e pleno, através do IPS Saúde.