1) DF TEM MELHOR DESEMPENHO NA ARRECADAÇÃO DE TRIBUTOS FEDERAIS
Com a economia menos afetada pela crise global, o Distrito Federal teve o melhor desempenho na arrecadação de tributos federais, superando os 26 estados do país por larga margem. No DF, a União obteve receitas de R$ 58,810 bilhões em 2009, num crescimento de 17,99% em relação a 2008, já descontada a inflação no período. Foi o único lugar relevante do ponto de vista fiscal com resultado expressivo. Segundo os números obtidos pelo Correio, 11 estados menos significativos também tiveram variação positiva, quase todos no Norte e Nordeste - a exceção foi Mato Grosso (1,75%). O recolhimento em São Paulo (-4,70%) e no Rio de Janeiro (-8,61%) andou para trás, o que foi determinante para a queda de 3,05% na apuração nacional.
Tendo o texto como referência, julgue os itens que se segue:
I - A receita tributária é aquela que resulta da arrecadação de impostos, taxas e contribuições de melhoria e é utilizada para arcar com as despesas advindas da prestação de serviço público e suas necessidade de investimento.
II - Os recursos provenientes da arrecadação das Receitas Tributárias são classificados, quanto à categoria econômica, como Receitas de Capital.
III - As receitas advindas de tributos devem ser classificadas, quanto à origem, como receitas originárias, pois são provenientes do exercício do poder de tributar os rendimentos ou o patrimônio da coletividade.
IV - Os valores recebidos a título de multa e juros de mora incidentes sobre cobrança de tributos devem ser classificados como receita corrente/outras receitas correntes.
Assinale a alternativa correta:
a.São verdadeiras as afirmativas I e III
b.São verdadeiras as afirmativas I e IV
c.São verdadeiras as alternativas II e III
d.São verdadeiras as alternativas I e II
e.São verdadeiras as afirmativas II e IV
Respostas
respondido por:
50
Resposta:
Acabei de acertar essa
Correta b.São verdadeiras as afirmativas I e IV
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás