1-Qual o impacto da urbanização e industrialização no Sudeste?
2-O que é região metropolitana? Qual sua relação com a conurbação?
3-Qual a importância do ciclo do café para SP e RJ?
Respostas
Resposta:
1- A industrialização do Sudeste, região de maior destaque industrial e econômico do Brasil, ocorreu a partir do declínio do café, por volta de 1920.
A Região Sudeste é a principal do país, sua importância está em seu destaque industrial e econômico.
2-Uma região metropolitana ou área metropolitana consiste em uma área composta por um núcleo urbano densamente povoado e por suas áreas vizinhas menos povoadas.Geralmente, a conurbação ocorre entre uma metrópole e outras cidades menores, formando um único espaço urbano com duas ou mais cidades.
A partir da formação de um aglomerado de cidades conurbadas, que passam a integrar um único espaço urbano que não pode ser dividido a partir da observação direta, surgem as áreas metropolitanas ou regiões metropolitanas.
3-A região de São Paulo era a mais propícia para o cultivo do café. São Paulo se tornou na época um dos estados mais ricos, e ali surgiram importantes fazendas cafeeiras,
já no RJ,A cafeicultura tornou rio de janeiro a cidade central do país. Com a construção de estradas que ligavam as fazendas ao porto do Rio de Janeiro, constituiu-se um interior fluminense articulado com a cidade. Os lucros provenientes do café promoveram o desenvolvimento da capital. Na segunda metade do século XIX, o crescimento da cidade gera amplia a existência de uma classe média, com numeroso funcionalismo público civil e militar, profissões liberais, e incrementa as atividades comerciais, religiosas e intelectuais.