Questão 163
Uma empresa tem diversos funcionários. Um deles
é o gerente, que recebe R$ 1 000,00 por semana.
Os outros funcionários são diaristas. Cada um deles
trabalha 2 dias por semana, recebendo R$ 80,00 por
dia trabalhado.
Chamando de X a quantidade total de funcionários
da empresa, a quantia Y, em reais, que esta empresa
gasta semanalmente para pagar seus funcionários é
expressa por
Respostas
A expressão é: y = 160x + 1000.
Esta questão está relacionada com equação do primeiro grau. A equação do primeiro grau, conhecida também como função afim, é a lei de formação de retas. Para determinar a equação de uma reta, precisamos de apenas dois pontos pertencentes a ela. A lei de formação segue a seguinte fórmula geral:
Onde "a" é o coeficiente angular e "b" é o coeficiente linear. Nesse caso, podemos aplicar os conceitos de equação de primeiro grau pois temos uma parcela fixa (salário do gerente) e uma parcela variável (salário dos diaristas). Portanto, a equação que expressa os gastos da empresa com salários será:
Explicação passo-a-passo:
Questão fácil, porém fácil de escorregar
Vamos lá!
Galera, o gasto será a quantidade de funcionários multiplicado pelo seu "salário" semanal. No caso da questão, os trabalhadores diaristas trabalham dois dias por semana e, por cada dia de trabalho, recebem 80, ou seja, 160 semanalmente cada trabalhador. Além disso, não pode esquecer que o gerente também é um funcionário. Com isso, temos a seguinte relação:
Y= (X-1)160 +1000 . Léo, pq colocou o -1 com o "X"? Ora, todos os funcionários são X (incluso o gerente), mas o gerente, galera, ganha 1000 por semana, ou seja, todos, menos ele, recebe 160 por semana. Já os 1000 é o salário do gerente por semana, reparem que dá para cair na "pegadinha" e colocar Y= 160X + 1000. Equacionando, teremos:
Y= 160X - 160 + 1000 ---------> Y = 160X + 840