Para as relações utilizadas entre plantas daninhas e herbicidas se fazem necessária a utilização de alguns conceitos que eventualmente até são usados como sinônimos. Mas, é preciso atenção e compreensão do que cada um deles representa, pois, uma interpretação equivocada dos conceitos pode trazer consequências na adoção das estratégias de manejo.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos temas contidos na Coluna A com seus respectivos conceitos, apresentados na Coluna B.
Coluna A
Coluna B
I. Seletividade
1. Injúrias visuais observadas em plantas em que foi realizada a aplicação de defensivos agrícolas.
II. Fitotoxicidade
2. São usados para o herbicida em que a molécula pode ou não causar danos à cultura.
III. Tolerância 3. Dificuldade da molécula em interagir no sítio de ação específico no metabolismo da planta que antes era suscetível.
IV. Resistência 4. O herbicida não provoca injúrias até determinada dose letal (recomendada) em um grande número de plantas da mesma espécie.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre as colunas.
Escolha uma:
a.
I - 4; II - 3; III - 1; IV - 2.
b.
I - 2; II - 3; III - 1; IV - 2.
c.
I - 4; II - 1; III - 3; IV - 2.
d.
I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
e.
I - 1; II - 2; III - 4; IV - 3.
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
I-2; II-1; III-4; IV-3
Explicação:
Corrigido pelo AVA
respondido por:
11
d. I - 2; II - 1; III - 4; IV - 3.
Considerando os conceitos relacionados aos herbicidas e as ervas daninhas, temos que o caráter de seletividade caracteriza o herbicida ao qual a molécula pode ou não causar danos à cultura.
A fitoxicidade é característica das injúrias visuais encontradas em plantas as quais foi realiza a aplicação de defensivos agrícolas. A resistência consiste em uma dificuldade da molécula na interação no sítio de ação específico no metabolismo da planta.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás