De acordo com a abordagem que embasa o trabalho de um dado psicoterapeuta, este entendera a queixa do paciente de uma determinada maneira. Sua escuta, a avaliação clínica que faz do caso, bem como a indicação terapêutica que elaborará dependerá da teoria psicológica que adota. Para responder à questão, considere o seguinte caso:
Carmen, uma mulher de 30 anos, solteira, morando com os pais, busca um serviço de atendimento psicológico devido a sua obesidade. Está com 120 quilos, passa o dia assistindo TV e comendo, não tendo vontade de falar com as pessoas. Estas informações foram obtidas com dificuldade pois, no contato com a psicóloga, insistia em permanecer silenciosa.
A respeito das estratégias psicoterapêuticas, afirma-se:
I) Para o Humanismo o objetivo do trabalho psicológico seria para que Carmen desenvolvesse padrões mais adaptativos de pensamentos e crenças.
II) Em um trabalho psicanalítico, a obesidade seria considerada um sintoma que ocupa o lugar de algo que foi banido da consciência.
III) Em uma abordagem humanista, o terapeuta procuraria entender a obesidade como um recurso através do qual a individualidade da paciente se expressa.
IV) Em uma terapia comportamental radical, o terapeuta estaria interessado em ensinar, treinar e estabelecer contingências que efetivamente pudessem competir com aquelas relacionadas à obesidade de Carmen.
V) O trabalho psicanalítico não seria indicado neste caso, já que a obesidade é um sintoma físico e não psicológico.
É incorreto o que se afirma em:
A
Apenas em I e V
B
Apenas em II e IV
C
Apenas em III
D
Apenas em I e III
E
Apenas em IV e V.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Letra A.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás