Respostas
Estando em movimento, pois ira acumular energia conforme o movimento até atingir a superfície.
Resposta:
Estando o corpo em repouso, pois a Força de Atrito é diretamente proporcional à Força Normal aplicada pela superfície no corpo e também diretamente proporcional ao coeficiente de atrito.
Quando o corpo está parado, a Força de Atrito é calulada pela multiplicação da Força Normal pelo coeficiente de atrito estático.
E quando o corpo está em movimento, a Força de Atrito é calulada pela multiplicação da Força Normal pelo coeficiente de atrito dinâmico.
E o coeficiente de atrito estático sempre é maior que o dinâmico, pois em repouso, as rugosidades do material se encaixam melhor às da superfície, garantindo uma maior resistência ao movimento, o que faz a Força de Atrito Estático ser maior.
Como podemos ver nas imagens, na primeira foto, não há Forças Resultantes aplicadas no corpo, portanto, ele encontra-se em repouso e as rugosidades estão bem encaixados com a sua superfície, o que garante uma maior resistência ao movimento e, consequentemente, uma maior força de atrito.
Já na segunda foto, uma força F aplicada no corpo faz com que ele entre em movimento, assim, as rugosidades do próprio corpo se desencaixam das rugosidades da superfície, garantindo, menor resistência ao movimento e consequentemente, uma menor força de atrito.