Sobre o conto Primeiro de Maio:
1- qual o cenário das andanças do 35?
2- qual a possível intenção do autor no uso da palavra “gente” em vários momentos do conto?
3- por que a expressão “mas desamparado” é repetida?
Respostas
1- O cenário do conto "Primeiro de maio" roda em torno da ferroviária e de espaços que já é de costume ao personagem 35 passar, como a casa de sua mãe, as ruas próximas a ferroviária.
2- A palavra "gente", trazia a ideia do conjunto de trabalhadores que vivia na mesma situação que 35 ao trabalhar na ferroviária e ao passar por situações semelhantes.
3-A repetição da expressão "mas desamparado", é utilizada para dar uma ideia de ênfase no fato de que o personagem 35 não tinha o apoio de ninguém naquele momento, ele era visto como sozinho e se sentia de igual maneira.
1. De acordo com elementos do próprio texto, o cenário das andanças do protagonista do conto, denominado "35", é a São Paulo do século XX.
Locação do conto "Primeiro de Maio"
Mário de Andrade, o autor do conto "Primeiro de Maio", nos dá indícios de que as desventuras de "35" se passam em São Paulo ao mencionar no texto locais conhecidos da cidade como a Estação da Luz, o Jardim da Luz, o Largo da Sé, a Estação do Norte, o Palácio das Indústrias, além da referência à Revolução Constitucionalista de 1932.
2. Com a recorrência do emprego da palavra "gente" no conto "Primeiro de Maio", o autor pretendia aproximar o leitor, incorporando-o ao contexto de luta trabalhista abordado no texto.
Efeito expressivo da repetição do termo "gente" no conto
Mário de Andrade, ao lançar mão desse recurso estilístico, esperava que, a cada vez em que lesse o termo "gente", o leitor do conto se sentisse introduzido num contexto informal, facilitando, assim, a promoção da reflexão que se desejava construir com o conto.
3. O efeito expressivo que se pretendia alcançar com a repetição da expressão "mas desamparado" é a reiteração da decepção crescente que "35" sentia conforme iam se sucedendo os fatos naquele Primeiro de Maio.
A decepção de "35"
Com a repetição do termo "mas desamparado" no parágrafo que descreve o sentimento de "35" ao desembarcar no parque Pedro II, o autor pretende reforçar a ironia do fato de um operário, no Dia do Trabalho, se sentir desprotegido no Palácio das Indústrias.
Aprenda mais sobre a interpretação de textos: https://brainly.com.br/tarefa/20529241
#SPJ3