O ativo é classificado de acordo com o prazo de realização dos bens e direitos, podendo, portanto, se enquadrar no grupo Circulante ou Não Circulante.
CARVALHO, E. C. et al. Teoria da Contabilidade e Ética Profissional. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Considerando a definição e as características dos dois grupos de classificação do ativo, analise as afirmativas abaixo:
I. O Ativo Circulante contempla os bens e direitos da entidade a serem realizados no curto prazo, ou seja, até doze meses após a data da elaboração das demonstrações contábeis.
II. O Ativo Não Circulante contempla todos os bens e direitos da entidade que serão realizados em longo prazo, ou seja, após o período de doze meses da data de elaboração das demonstrações contábeis.
III. O imobilizado da empresa é classificado no ativo circulante, pois não planeja-se convertê-lo em dinheiro pelo fato de ser necessário para a atividade da empresa.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
II, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
Resposta:
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Explicação:
Página 27, 28 - "Teoria da Contabilidade e Ética Profissional"
Resposta:
Somente a II está correta.
Explicação:
I. Errada. O Ativo não se conta APÓS a data de elaboração do PL, e sim DA DATA de elaboração. "O Ativo Circulante contempla os bens e direitos da entidade a serem realizados no curto prazo, ou seja, até doze meses após a data da elaboração das demonstrações contábeis".
II. Correta. "O Ativo Não Circulante contempla todos os bens e direitos da entidade que serão realizados em longo prazo, ou seja, após o período de doze meses da data de elaboração das demonstrações contábeis".
III. Errada. O imobilizado é ATIVO NÃO CIRCULANTE. "O imobilizado da empresa é classificado no ativo circulante, pois não planeja-se convertê-lo em dinheiro pelo fato de ser necessário para a atividade da empresa".