O olhar do “ocidental” sobre as demais civilizações ficou registrado em relatórios de viagens. Muito dos relatos dos europeus em relação aos povos encontrados demonstra o que chamamos de eurocentrismo. Uma característica dos valores culturais europeus se fundamenta na ideia do conquistador. Sobre o eurocentrismo, sua definição e características, julgue as afirmativas abaixo:
I. A supremacia europeia se estabeleceu pelo discurso cristão de conversão, catequização e expansão religiosa.
II. A imposição do trabalho escravo durante os processos coloniais intensificou a imposição da cultura ocidental e servil de “campo fértil” para a retórica do poder europeu.
III. A retórica do poder e supremacia ocidental se sustentou na questão civilizadora e racional. O preconceito racial se sustentou também na lógica da “supremacia natural” do homem ocidental.
IV. A ética cristã prevaleceu e o respeito a outras culturas foi característica da expansão do ocidente.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, II e III, apenas.
Alternativa 2:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 3:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
respondido por:
8
I é verdadeira, sendo a conversão o mecanismo próprio por meio do qual o colonizado era forçado a aceitar a sua condição de socialmente e economicamente submetido, de modo a facilitar o projeto colonial.
II é verdadeira, de modo que passaram a usar uma situação que havia sido historicamente construída como se fosse a "prova" das teorias racistas.
III é verdadeira, sendo uma forma de manter aprisionados os povos que estavam sob o controle europeu.
IV é falsa, já que neste processo houve desumanização dos escravizados e violências diversas, práticas que não são cristãs.
É correta a alternativa 1.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás