1. O teatro elisabetano foi um dos grandes momentos da arte ocidental. Deu importantes
contribuições para o desenvolvimento do teatro. Para conhecer um pouco mais sobre esse
momento da história do teatro, pesquise e organize o conhecimento adquirido preenchendo
o quadro abaixo. (3,0 pontos)
Respostas
Olá, como o quadro a ser preenchido não me foi fornecido irei discorrer um pouco sobre o teatro elisabetano para tentar ajudá-lo.
O teatro elisabetano se chama assim por ter existido majoritariamente durante o reinado da rainha Elisabete I, durante o século XVI e XVII. O reinado dela foi marcado com um grande apreço pela arte, principalmente ao Renascimento Italiano, que trouxe referencias da cultura grega, humanismo e cientificismo. A sua estrutura física foi inspirada nos circos da época, então inicialmente para as performances eram usados locais abertos e improvisados, onde o público podia participar das ações, contudo, com a popularização foram construídos os primeiros teatros.
O teatro elisabetano contava um estilo original de fazer dramaturgia, já que tratava de assuntos próprios da história do publico inglês. Havendo assim, nas apresentações a presença de camponeses, membros da elite, nobres e artesões. Embora as classes mais baixas ficassem em lugares menos privilegiados do teatro ainda havia essa fusão de públicos, o que não ocorria na Itália, por exemplo.
Com isso, houve uma fusão dos estilos de apresentação (para que todos os públicos ficassem satisfeitos) e surgiu as misturas entre tragédia, comédia e novelesco.
Nesse teatro, a plateia participava das ações. Não havia grandes cenários ornamentados (o que facilitava a relação de intimidade entre personagens e público) e as mulheres eram proibidas de atuar, então todos os papeis femininos eram feitos por atores homens.
Espero ter ajudado, bons estudos :)