Respostas
Resposta:
Espero ter ajudado
Explicação:
A chuva ácida no Brasil ocorre principalmente nas metrópoles e diversos estudos vêm sendo feitos a fim de analisar esse problema em território nacional. Por muitas vezes não provocar efeitos imediatos, esse fenômeno passa despercebido pela maioria da população.
Foram registradas, no país, ocorrências na região carbonífera de Santa Catarina, na região do polo industrial de São Paulo e de Minas Gerais e na região do polo petroquímico da cidade de Camaçari, no estado da Bahia.|1| Um exemplo bastante conhecido no Brasil ocorreu na região da Serra do Mar em Cubatão, São Paulo, no ano de 1977, devido à elevada emissão de gases pelas indústrias instaladas nessa área.
A concentração de gases enviados à atmosfera como monóxido de carbono, dióxido de enxofre e benzeno ultrapassavam mil toneladas ao dia. A chuva ácida em São Paulo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já atingiu um pH de 4,6 no período entre os anos de 1983 e 1985.
A principal consequência foi os danos causados à Mata Atlântica, bioma que abrange essa região. Boa parte da vegetação foi perdida devido à acidez. Programas de reflorestamento na cidade de Cubatão já foram elaborados com o intuito de reflorestar a área e proteger as encostas que perderam a cobertura vegetal.
A população da região também sofreu bastante com a ocorrência das chuvas, apresentando elevados índices de doenças respiratórias e crianças com má formação do sistema nervoso.