Considere o cruzamento parental entre dois indivíduos de linhagens puras e contrastantes para duas características: pelos pretos e longos x pelos brancos e curtos. A geração F1 era constituída por 100% de indivíduos com pelos pretos e longos. Considerando que as características de cor e comprimento dos pelos são condicionadas cada uma por um gene e que esses genes têm segregação independente, a proporção esperada entre 240 indivíduos da F2 é:
a) 135 pelos pretos e longos – 45 pelos pretos e curtos – 45 pelos brancos e curtos – 15 pelos brancos e longos.
b) 180 pelos pretos e longos – 60 pelos brancos e curtos.
c) 135 pelos pretos e longos – 45 pelos pretos e curtos – 45 pelos brancos e longos – 15 pelos brancos e curtos.
d) 180 pelos pretos e curtos – 60 pelos pretos e longos.
e) 135 pelos pretos e curtos – 105 pelos brancos e longos.
Respostas
A resposta correta é a letra C) 135 pelos pretos e longos – 45 pelos pretos e curtos – 45 pelos brancos e longos – 15 pelos brancos e curtos.
A questão em si está afirmando que as características são dadas por genes de diferentes tipos e de segregação independente. Com isso, pode-se entender que o cruzamento se dará da seguinte forma:
BB: são de pelos pretos
Bb: são de pelos brancos
CC: são de Pelos longos
Cc: são de pelos curtos
Logo, temos que:
A geração parental de BB x bb e CC x cc são de 100% indivíduos BbCc (pretos de pelos longos)
Bons estudos!
Resposta:
letra c) 135 pelos pretos e longos – 45 pelos pretos e curtos – 45 pelos brancos e longos – 15 pelos brancos e curtos.
Explicação:
Levando em consideração as leis de Mendel, temos um caso de cruzamento diíbrido, ou seja, duas características são observadas ao mesmo tempo no cruzamento: a cor do pelo (preta ou branca) e o comprimento dos pelos (longos ou curtos). O enunciado diz que o cruzamento parental ocorreu entre dois indivíduos de "linhagens puras e contrastantes":
Puras - os indivíduos são puros, ou seja, não heterozigóticos. Por exemplo, BB, bb, AA, aa, apresentando alelos iguais.
Contrastantes - quando duas coisas são diferentes, opostas, são colocadas uma ao lado da outra essa diferença chama a atenção, cria um contraste. Se sabemos que são homozigóticos, então o contraste não pode estar na heterozigose (um alelo grande "A" e um pequeno "a"). O que sobra é um indivíduo ter uma característica totalmente dominante (AA) e outra totalmente não dominante (aa).
Sendo assim, escolhendo letras para representar cada indivíduo temos: AA (cor preta) cc (pelo longo) e BB (cor branca) dd (pelo curto).
AAcc x BBdd
O próximo passo é cruzar esses dois indivíduos para descobrir a geração F1 (pois a questão pede o resultado esperado na geração F2).
Num cruzamento diíbrido, o mais fácil - ao meu ver - é separarmos as características de cada indivíduo, no caso, entre a cor do pelo e o comprimento. Vamos lá:
- AA x cc = Ac, Ac
- BB x dd = Bd, Bd
Agora podemos cruzá-los:
(imagem 1)
O próximo cruzamento é o F2, entre os indivíduos gerados pela F1 (todos pretos e longos, bem como o enunciado dizia). Para isso fazemos aquele mesmo processo de desconstrução das características:
ABcd = AB x cd = Ac, Ad, Bc, Bd
Como os indivíduos são iguais, verificamos o cruzamento:
(imagem 2)
Resultou em 16 indivíduos:
AAcc [1], AAcd [2], AAdd [1]
ABcc [2], ABcd [4], ABdd [2]
BBcc [1], BBcd [2], BBdd [1]
O preto e o comprimento longo dominam o branco e curto, ou seja, no caso em que há heterozigose entre as características preto ou branco, o preto prevalecerá; entre longo e curto, o longo se sobressairá. Então:
AAcc, AAcd, ABcc, ABcd = preto e longo, 9/16
AAdd, ABdd = preto e curto, 3/16
BBcc, BBcd = branco e longo, 3/16
BBdd = branco e curto, 1/16
Tirando as porcentagens:
9/16 = 0,5625 x 100 = 56,25%
3/16 = 0,1875 x 100 = 18,75%
1/16 = 0,0625 x 100 = 6,25%
Agora verificando com 240 indivíduos frutos desse cruzamento:
Preto longo = 56,25% de 240 = 135
Preto curto = 18,75% de 240 = 45
Branco longo = 18,75% de 240 = 45
Branco curto = 6,25% de 240 = 15
Sendo assim, temos c) 135 pelos pretos e longos – 45 pelos pretos e curtos – 45 pelos brancos e longos – 15 pelos brancos e curtos.
obs: sei que faz um bom tempo que essa pergunta foi feita, mas acredito que outras pessoas ainda estejam passando por ela, como eu! Não encontrei um site que explicasse de um modo que eu entendesse, então deixo aqui o que entendi do problema. Espero que seja útil.
fontes que me ajudaram
mesalva:
"O cruzamento descrito e as gerações que surgem a partir dele estão dentro dos parâmetros estabelecidos pela Segunda Lei de Mendel, caracterizando assim uma herança dominante independente entre as características de cor e comprimento dos pelos. Os indivíduos originários, homozigotos totais dominantes e recessivos, geraram um F1 heterozigota, que seguiu o padrão de uma herança dupla de caracteres, com 4 fenótipos e 9 genótipos possíveis com uma proporção de 9:3:3:1 genótipos."
blog.estrategiavestibulares.
obs2: não consigo colocar os links, se quiser ver é só pesquisar pelo enunciado da questão e dar uma checada ;)