Com base no gráfico referente à pauta das exportações
brasileiras, é correto afirmar que, no período analisado, houve
(A) ampliação do setor secundário, especialmente de bens de capital intermediários.
(B) consolidação do Brasil como exportador de alta tecnologia, cujo percentual vem se ampliando na pauta de exportações brasileiras.
(C) fortalecimento do setor primário e declínio do setor de maior valor agregado.
(D) maior peso do setor primário, pela primeira vez na história econômica brasileira.
(E) diminuição da agroindústria nas exportações e aumento do peso dos bens manufaturados
Respostas
A resposta correta é a letra C) fortalecimento do setor primário e declínio do setor de maior valor agregado.
Após fazer uma profunda análise do gráfica que a indagação dispõe para uso intensivo do leitor, pode-se notar que existe um certo índice de diminuição das exportação de produtos que possuem um valor agregado mais elevados, pode-se entender que são os produtos manufaturados, e também o aumento das que possuem um valor agregado um pouco menor, como os produtos básicos.
Esse processo tende a estar associado à desindustrialização brasileira.
Bons estudos!
Resposta:
Letra (C) - fortalecimento do setor primário e declínio do setor de maior valor agregado.
Explicação:
Entre 2000 e 2017, quanto à pauta de exportações do Brasil, observa-se um aumento na participação porcentual das exportações de produtos básicos (superior a 40% em 2017), isto é, principalmente commodities (matérias-primas, mas também alguns produtos semi-industrializados e industrializados de baixo valor agregado com preço cotado nas bolsas de valores).
O país tornou-se um dos maiores exportadores mundiais de soja, açúcar, algodão, suco de laranja, café, celulose, carne bovina, carne de aves, ferro, manganês, cobre, alumínio etc. Apesar de importante para o superávit na balança comercial, o problema seria a “primarização” das exportações do país.
Por outro lado, observa-se um declínio nas exportações de produtos manufaturados (industrializados), que decorre das dificuldades de competitividade da indústria brasileira em relação aos concorrentes, principalmente asiáticos, como a China. Entre os produtos industrializados exportados, estão aviões, automóveis e aço. A indústria brasileira também tem dificuldades para competir com os importados, configurando um cenário grave de desindustrialização do país.