– São uma formosura os governantes que tu modelaste,
como se fosses um estatuário, ó Sócrates! [...]
– Ora pois! Concordais que não são inteiramente uto- pias o que estivemos a dizer sobre a cidade e a constituição; que, embora difíceis, eram de algum modo possíveis, mas não de outra maneira que não seja a que dissemos, quando os governantes, um ou vários, forem filósofos verdadeiros, que desprezem as honrarias atuais, por as considerarem im- próprias de um homem livre e destituídas de valor, mas, por outro lado, que atribuem a máxima importância à retidão e às honrarias que dela derivam, e consideram o mais alto e o mais necessário dos bens a justiça, à qual servirão e farão prosperar, organizando assim a sua cidade?
(Platão. A República, 1987.) O texto, concluído na primeira metade do século IV a.C.,
caracteriza
(A) a predominância das atividades econômicas rurais sobre as urbanas e enfatiza o primado da racionalidade.
(B) a organização da pólis e sustenta a existência de um go- verno baseado na justiça e na sabedoria.
(C) o caráter aristocrático da pólis durante o período das tira- nias em Atenas e defende o princípio da igualdade social.
(D) a estruturação social da pólis e destaca a importância da democracia, consolidada durante o período de Clístenes.
(E) a importância da ação de legisladores, como Drácon e Sólon em Atenas, e apoia a consolidação da militarização espartana.
Respostas
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57
A resposta correta é a letra B) a organização da pólis e sustenta a existência de um go- verno baseado na justiça e na sabedoria.
O texto presente na indagação, é da autoria do famoso filosofo Platão e faz referência aos filósofos verdadeiros além de valorizar o mais alto e também o mais necessário dos bens que fazem parte da justiça.
Com isso, ele justifica que o governo tenha como base a justiça e também a sabedoria para tomar as decisões mais complexas.
Bons estudos!
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23
Resposta:
Letra B
Explicação:
O grande filósofo grego Platão foi um crítico da democracia e defensor da “sofocracia”, o governo dos sábios, dos reis filósofos vinculados ao “mundo das ideias”.
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