• Matéria: ENEM
  • Autor: BrunoBetim3993
  • Perguntado 7 anos atrás

TEXTO I
Declaramos as Ilhas Britânicas em estado de bloqueio por mar e por terra – Toda embarcação, de qualquer nação, qualquer que seja seu registro, expedido de portos da Inglaterra ou de colônias inglesas ou de países ocupados por tropas inglesas, indo para a Inglaterra ou para as colônias inglesas ou para países ocupados por tropas inglesas, é presa legítima, como contraventora do presente decreto, será apresada por nossos barcos de guerra ou nossos corsários e atribuída ao captor.
Disponível em: fafich.ufmg. Acesso em: 5 mar. 2018.
TEXTO II
Para além das problemáticas internas, outras emergem do convívio entre o novo Estado que se formava e seus vizinhos sul-americanos. As relações que se estabeleceram ajudaram a definir o Brasil em relação ao "outro" no continente americano: formado em território unificado, ainda que de frágil unidade, em oposição ao esfacelamento que acontecera no lado espanhol. O papel do império britânico na aceitação e legitimação do novo Estado foi fundamental.
Disponível em: historiacolonial.arquivonacional. Acesso em: 2 maio 2018.
Com base nos textos, o Bloqueio Continental (1806) acelerou indiretamente o seguinte processo no Brasil:
A adesão da colônia ao boicote da economia britânica.
B fechamento dos portos para territórios aliados da
Inglaterra.
C adoção do império em contraste a outras nações
sul-americanas.
D rompimento das relações comerciais com a metrópole
portuguesa.
E transição da economia com a industrialização das
grandes cidades.

Respostas

respondido por: maarigibson
0

O bloqueio continental, apesar de declarado pela França, foi infringido por Portugal, que continuou a manter o comércio com a Inglaterra.

Com isso, as tropas napoleônicas invadiram o território português, mas antes disso a família real fugiu para a colônia, o Brasil, com ajuda da marinha inglesa. Esse acontecimento foi primordial para a independência do Brasil.

A alternativa correta é a D – rompimento das relações comerciais com a metrópole portuguesa.

Perguntas similares