1)
Inicialmente em seus estudos, Michel Foucault tratou de compreender os discursos em que o próprio sujeito é colocado como objeto de saber a partir dos processos de objetivação e subjetivação. Esses processos complementam-se e tornam possível o sujeito como objeto de conhecimento, ou seja, tudo que o sujeito compreende sobre si mesmo como sujeito legítimo de determinado tipo de conhecimento nas suas relações sujeito-objeto. Por meio desses processos, o sujeito se coloca no mundo e nele produz tanto quanto é produzido por esse mundo. Para Foucault, são processos que se relacionam por meio de jogos da verdade. Esses jogos não seriam a descoberta de coisas verdadeiras, mas regras daquilo que um sujeito pode dizer entre o falso e o verdadeiro. Ou seja, os modos pelos quais os discursos podem ou não se tornar verdadeiros dentro das circunstâncias em que são ditos, e na maneira pela qual o objeto se relaciona com o sujeito (Adaptado de CASTANHEIRA, Marcela A. A.; CORREIA, Adriano. A constituição do sujeito em Michel Foucault: práticas de sujeição e práticas de subjetivação. Disponível em: . Acesso em 11 out. 2016).
Considere as seguintes afirmações sobre jogos da verdade:
I - a verdade não se encerra em si, mas nos jogos de relações entre o verdadeiro e o falso;
II - as circunstâncias e o objeto colaboram para determinar se os discursos podem ou não se tornar verdadeiros;
III - práticas discursivas nas ciências humanas tornam o sujeito objeto privilegiado de investigação e de discursos que podem ser verdadeiros ou falsos;
IV - os jogos da verdade compreendem o sujeito como objeto de conhecimento e, ao mesmo tempo, detentor deste conhecimento;
Assinale a alternativa que corresponde a sequência correta de Verdadeiro ou Falso:
Selecione uma alternativa:
a)
V - F - V - F
b)
V - V - V - V
c)
V - F - V - V
d)
V - F - F - V
e)
F- V - V - V
Respostas
A sequência correta está em: V-F-V-F.
Para Foucault a utilidade penal tradicional, como as punições físicas, realizadas em praça pública, representavam a crueldade, a tirania e a sede de vingança do soberano, representando a punição nas sociedades tradicionais.
Ele definiu a punição na sociedade moderna a partir de quatro formas de punir este indivíduo:
1 - O banimento do indivíduo;
2 - A Imposição do resgate do indivíduo, ou seja, converte-lo do dano provocado em uma divida a ser paga.
3- Impor uma diminuição artificial e visível no indivíduo que cometeu um determinado crime grave;
4 - O encarceramento, este, que logo após as reformas iluministas, tornaram este método a forma geral e mais comum de penalidade.
Resposta:
Aap3 Educação e Diversidade
1B, 2E, 3C, 4D.
Corrigido pelo AVA em 12/05/2022
Explicação: