A doutrina chama de indícios negativos ou contra indícios aqueles que indicam, por impossibilidade lógica, que outro acontecimento não poderia ter ocorrido. Indícios positivos, portanto, são aqueles que provam a existência de um acontecimento. AVENA, Norberto. Processo penal esquematizado. São Paulo: Método, 2015. Tomando como referência os indícios, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas. ( ) Os indícios são as circunstâncias conhecidas e provadas que, tendo relação com o fato, autorize, por indução concluir-se a existência de outra ou outras circunstâncias. ( ) As circunstâncias do caso concreto em um atropelamento, podem ser indícios que atentam o elemento subjetivo por trás da conduta do agente. ( ) As marcas de frenagem no asfalto e o pronto atendimento da vítima são indícios de culpa consciente e de dolo eventual. ( ) Os indícios são as circunstâncias conhecidas e não necessariamente comprovadas que podem ou não ter relação com o fato que indique a existência de outras circunstâncias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: Escolha uma:
Respostas
respondido por:
9
V – V – F – F .
De acordo com a doutrina, os indícios negativos ou contra indícios consistem nos que realizam a indicação, através da impossibilidade lógica, de que outro acontecimento não poderia ter acontecido.
Os indícios consistem nas circunstâncias conhecidas e provadas que apresentam relação com o fato, autorizando através de indução a conclusão da existência de outra ou outras circunstâncias. Tais circunstâncias podem representar o elemento subjetivo por trás da conduta do agente.
Bons estudos!
respondido por:
2
Resposta:
V – V – F – F. Correto
Explicação:
Corrigido pelo AVA. (MAIO 2021)
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás