• Matéria: ENEM
  • Autor: gcharlotte9909
  • Perguntado 7 anos atrás

O disjuntor é um eletroímã que funciona como interruptor de circuitos. É usado quando se quer proteger um dispositivo M qualquer de correntes muito elevadas. Esse dispositivo M é ligado em série com a bobina do eletroímã, de maneira que a mesma corrente i que passa por M também passa pela bobina, conforme mostrado na figura a seguir.
A armadura A do eletroímã, feita de material ferromagnético, é sustentada pela mola m de tal maneira que, para valores admissíveis de i, ela não se desloca para os polos. Mas, para valores de i superiores a um valor prefixado, a força de atração sobre a armadura vence a mola. Então, a armadura desce, a haste AC gira ao redor do ponto O, o ponto D se separa do ponto E, e o circuito se abre. A corrente deixa de circular, e o dispositivo M fica assim, protegido de uma corrente alta.
Disponível em: efisica. Acesso em: 23 mar. 2018. (adaptado)
A armadura A é atraída pelo eletroímã, causando a abertura do circuito a partir de determinada corrente elétrica i. Isso ocorre porque
A o fluxo magnético na mola sofre variação, que provoca a atração do eletroímã.
B as cargas elétricas se acumulam no eletroímã, causando atração da armadura.
C as correntes elétricas no eletroímã geram correntes induzidas na armadura, atraindo-se.
D a corrente elétrica gera um campo elétrico em seu eixo principal, atraindo a armadura.
E a corrente elétrica que passa no eletroímã gera um campo magnético, que atrai a armadura.

Anexos:

Respostas

respondido por: silvathiagoantonio
0

Letra E, a corrente elétrica que passa no eletroímã gera um campo magnético, que atrai a armadura.

Os sistemas de proteção elétrico, funcionam geralmente com bobinas e a abertura em funcionamento de acordo com a análise de campos eletromagnéticos.

Quando uma corrente elétrica passa por um material  condutor elétrico em formato de bobina, surge um campo  magnético em seu interior e ao seu redor, cujas linhas  de campo se comportam como as de um ímã em forma

de barra. Assim, o eletroímã atrairá a armadura A.

Para  um determinado valor de corrente i, a força magnética é  suficiente para girar a haste AC e  interromper o circuito.

Perguntas similares