A psicopedagogia em sua história enquanto campo de atuação clínico obteve diferentes denominações, foi chamada de pedagogia curativa, pedagogia terapêutica, psicopedagogia curativa até assumir-se como psicopedagogia.
BOSSA, Nádia A. A psicopedagogia no Brasil: Contribuições a partir da prática. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
Examine as afirmativas e assinale a que corresponde ao trabalho da psicopedagogia clínica:
Alternativa 1
Oferece treinamentos, a fim de desenvolver as múltiplas inteligências, tais como criatividade, visão humanística e entre outras.
Alternativa 2
Ajuda os pais a compreenderem a aprendizagem dos filhos, buscando rever o papel educacional da família, por meio de palestras.
Alternativa 3
Realiza oficinas que promovam a aprendizagem e o lúdico, num contexto onde a doença impossibilita de que a criança frequenta a escola.
Alternativa 4
o objetivo principal é realizar o diagnóstico e o tratamento das dificuldades e transtornos de aprendizagem; sendo um trabalho individualizado.
Alternativa 5
Estabelece um diagnóstico do contexto escolar, trabalhando em projetos, orientações sobre o processo de aprendizagem, reorganização curricular, o seu papel na relação com a família e entre outros.
Respostas
Resposta:
Alternativa 5
Explicação:
A Psicopedagogia é uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, no aspecto psicológico e também cognitivo.
O Psicopedagogo , tem a função de observar e analisar com critério e rigor a escola por meio de um processo investigativo, buscar as causas que podem estar impedindo a aprendizagem satisfatória dos alunos, e de posse dos resultados buscar intervenções significativas no âmbito escolar
Dessa forma, o verdadeiro trabalho do Psicopedagogo no contexto escolar, é realizar um trabalho preventivo diante das dificuldades dos alunos.
Frente a esses problemas, o Psicopedagogo está, aos poucos, ganhando espaço nas instituições de ensino, como um profissional qualificado e que só tem a agregar no processo ensino aprendizagem
Resposta:
Alternativa 4.
Página 27 do livro didático.
Explicação: