Leia o excerto a seguir:
“A Psicologia Histórico-Cultural surgiu no início do século XX, no contexto da Revolução Soviética, cujo princípio foi a aplicação do materialismo histórico-dialético à psicologia como forma de superar a crise da psicologia. Esta corrente adota a constituição da criança e sua humanização pela via da concepção de um sujeito concreto. Porém, atualmente diversos pesquisadores desvinculam a obra de Vigotski do marxismo, fazendo a aplicação descontextualizada de sua teoria nos mais diversos contextos. Nesse sentido Duarte (2004, p. 2) destaca que há um grande esforço em desvincular a psicologia vigotskiana do universo filosófico marxista”.
SILVA, J. C.; HAI, A. A. A psicologia histórico-cultural e o marxismo: em defesa do desenvolvimento humano integral. Disponível em: . Acesso em: 02/09/2016.
A teoria sócio-histórica de Vygotsky traz em sua teoria grande influência da visão de Marx, nos trazendo parte da história de Vygotsky e mostrando o momento em que se baseia seu contexto cultural. Assim, de acordo com o excerto e o texto-base, qual é a visão da psicologia sócio-histórica?
Respostas
respondido por:
0
A visão da psicologia sócio-histórica representada por Vygotsky está fundamentada em uma base histórica, de forma que o aluno seja capaz de desenvolver capacidades de realidade histórica em relação aos fatos.
Paralelamente, os alunos tem seu desenvolvimento crítico estimulados, no sentido de possibilitar que se tornem ativos no processo de aprendizado, ao passo que os educadores passam a assumir a postura de mediadores do conhecimento.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás