• Matéria: Biologia
  • Autor: canaldazueira
  • Perguntado 7 anos atrás

na tabela a seguir são apresentadas as estimativas de concentrações de alguns íons em neurônios (células nervosas) gigantes de lulas. Os valores estão representados em unidades arbitrárias (u). O processo físico de difusão, em que as substâncias tendem a passar de um meio mais concentrado para outro menos concentrado sem gasto de energia, ocorrem naturalmente entre dois meios de concentrações diferentes que estejam em contato entre si. Na referida tabela, no entanto, verificamos valores muito muito distintos entre o meio externo e o meio interno da célula quanto a alguns íons. Essa é a situação de equilíbrio das células nervosas. Com base no que você aprendeu sobre os mecanismos de transporte através da membrana, explique como é possível para a célula manter essas diferenças de concentração entre o meio externo e o interno.


alguém me ajuda POR favor ​

Respostas

respondido por: Danas
57

As células e o meio extracelular possuem concentrações diferentes devido a membrana celular, que é anfipática, impedindo que o liquido intracelular se misture livremente com o liquido extracelular.

A célula consegue controlar a sua concentração com base nos solutos que estão dentro dela, que ela consegue aumentar ou diminuir através da bomba de sódio e potássio, e onde há sódio ou potássio, há água.

A célula consegue captar sódio para atrair mais liquido, ou expulsar o sódio para perder líquidos.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares